Vacina natural

Publicado na edição 428 do Jornal do Sol

Já vai fazer um ano desde que começou essa pandemia que parece não ter fim e agora finalmente com a chegada da vacina podemos enxergar uma luz no fim do túnel. Muito se falou durante esse ano sobre quais medidas podemos tomar para evitar a contaminação, mas todos nós sabemos que o melhor remédio para deixar o corpo imune a doenças é uma alimentação saudável e equilibrada. Uma alimentação rica em nutrientes, balanceada e muitas vitaminas sempre é o melhor caminho para manter o corpo forte e resistente. Lá em casa, quando alguém ameaça gripar, sempre sai aquela sopinha recheada de legumes, proteína e carboidrato para repor as energias. Outro prato que também é muito rico em nutrientes e que podemos comer no nosso dia a dia, sem peso na consciência, é o famoso Picadinho de Carne.  Então fica de olho nessa receita de Picadinho que tem um toque especial do chef para a carne ficar bem macia, super gostosa e cheia de energia.

Picadinho do Chef

Ingredientes:

½ kg de músculo bovino, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 50 ml de azeite extra virgem, 150 g de cebola branca picada, 3 dentes de alho picado, 150 g de cenoura em cubos, 150 grs de batata inglesa e em cubos, 150 g de tomate pelatti , ½ maço de salsinha, 1 laranja.

Modo de Preparo:

Tempere o músculo bovino com sal e pimenta do reino. Em uma caçarola ou uma panela de pressão caso queira adiantar o processo, adicione azeite extra virgem e vá dourando o músculo e reservando em outro refratário. Depois, na mesma panela refogue o alho e cebola picados, adicione a batata e a cenoura cortada em cubos e tomate pelatti. Adicione o músculo, o sumo da laranja e complete com água.  O sumo de laranja faz com que quebre as fibras da carne deixando-a mais macia e mais gostosa. Deixe cozinhando em fogo baixo e com uma tampa na caçarola por mais ou menos 2 horas e na pressão por 30 minutos ou até que a carne esteja macia. Depois de cozido, abra a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por mais uns 15 minutos para apurar o sabor e engrossar o molho. Finalize com a salsinha e sirva ainda quente com um arroz branco e uma farofa. Bom Apetite!


Caio Silva é chef de cozinha do Banzé Restaurante