A união faz a força!

Publicado na edição 422 do Jornal do Sol

Os bares e restaurantes da cidade, um dos setores mais prejudicados devido às sanções diante da crise de saúde, vêm sofrendo muito, já que estão com poucos recursos e os auxílios do governo simplesmente não chegam para sua grande maioria. Estima-se que 25% dos restaurantes fechem as portas até o final dessa crise. Até o momento, aqui na cidade de Porto Seguro, quem obtiver o Selo Porto Mais Seguro poderá reabrir nos horários estabelecidos.

Desde março desse ano, a Abrasel (Associação Brasileira de bares e Restaurantes) vem tentando formar um grupo para que se estabeleça uma sede regional aqui na Costa do Descobrimento. A princípio, com uma tímida participação dos empresários da região, a entidade vem ganhando força no decorrer dessa crise, e já conta com mais de 50 associados, encabeçando as demandas para que se tenha uma reabertura organizada, rápida e cumprindo todos os protocolos estabelecidos. 

Dito isso, é evidente que a categoria precisa se unir cada vez mais em busca de representatividade para que se tenha maior poder de negociação. Como faço parte desse grupo, vejo necessário o meu apoio total e incondicional ao movimento e peço para que os empresários do ramo venham fazer parte também, uma vez que já estamos conseguindo melhorias e pleiteando ações concretas para nossos estabelecimentos.  É como diz o título: a união faz a força!

Para a receita de hoje um prato que você pode encontrar lá no Banzé a partir dessa reabertura.

 

 

Ossobuco ao molho de cerveja preta com aipim cremoso na manteiga de garrafa

 Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes: 02 unidades de ossobuco (350 g cada), 50 ml de azeite de oliva, 02 garrafas de cerveja preta, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 01 cebola picada, 01 cenoura ralada, 500 g de aipim descascado, 100 ml de manteiga de garrafa e salsinha picadinha.

 

Modo de Preparo

Primeiramente pegue o ossobuco e tempere com sal e pimenta. Doure o ossobuco na panela de pressão com azeite e reserve.  Na mesma panela refogue a cebola e a cenoura. Depois adicione o ossobuco novamente e complete com a cerveja preta. Tampe a panela e depois que pegar pressão deixe cozinhar de 30 a 45 minutos ou até que a carne esteja bem macia.

Em outra panela corte o aipim em cubos e cozinhe em água fervente até que fique macio. Bata no liquidificador com a água do próprio cozimento até que fique um creme espesso e liso. Termine o creme na panela ajustando o sal e com a manteiga de garrafa.

Sirva em um prato com o creme por baixo e o ossobuco e o molho por cima, finalize com a salsinha picada e agora é só comer essa delícia.

Bom Apetite!


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé