Tá calor! E agora, o que comer?

 

PUBLICADO NA EDIÇÃO 416 DO JORNAL DO SOL

Com a chegada do Verão e as temperaturas elevadas, procuramos sempre coisas leves e práticas para comer, até porque ganhamos um tempinho a mais para curtir a praia. Saladas, ceviches e pratos frios são sempre uma boa alternativa. Um prato que eu sempre gosto de fazer, que é muito refrescante, prático e todo mundo gosta é o Carpaccio.

Prato de origem italiana e feito com filé mignon, pode ser encontrado em várias versões hoje em dia - como salmão, atum entre outros. No entanto, na receita de hoje seguiremos fielmente a original feita com filé mignon e molho à base de mostarda.

Podemos encontrar a carne congelada e cortada em fatias finas em praticamente todos os supermercados. Não tenho nada contra, mas para esta receita, vamos fazer o passo a passo: desde o carpaccio até o molho e a finalização, para que se tenha um resultado final melhor e mais saboroso.

Agora vamos deixar de papo e partir para receita de hoje, assim não perdemos muito tempo e podemos aproveitar mais desse Verão!

Carpaccio de Filé (serve 2 pessoas)

Ingredientes

Carpaccio: 2 medalhões de Filé Mignon de aproximadamente 150 g cada                                           

Molho: 1/2 de xícara de azeite extra virgem, 01 colher de sopa de suco de limão siciliano, 01 colher de sopa de molho inglês, 01 colher de sopa de cebola picada, 01 colher de chá de mostarda dijon, 01 colher de sopa de cream cheese.

Para finalizar: alcaparras, pimenta-do-reino, flor de sal, salsinha, parmesão, torradas caseiras

Modo de Preparo

Com um martelo de carne bata o bife até ficar bem fininho e molde o carpaccio colocando por cima um plástico em um prato. Mantenha na geladeira até a hora de servir. Quando for servir, retire o plástico e monte o carpaccio com o molho e os ingredientes abaixo.

O molho é simples e prático. Basta processar todos os ingredientes em um mixer até ficar liso e homogêneo. Espalhe por cima do carpaccio, regue com um fio de azeite, alcaparras, uma pitada de flor de sal, pimenta do reino e lâminas de queijo parmesão. Procure usar produtos da melhor qualidade para obter um melhor resultado final, faz toda a diferença.

Para finalizar, use algumas folhas de rúcula fresca, tempere algumas folhas com um pouco de azeite, sal e suco de limão e coloque no centro do prato. Sirva com torradinhas caseiras e bom apetite!


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé