A nova orla da gastronomia

PUBLICADO NA EDIÇÃO 412 DO JORNAL DO SOL

Tá ficando bonito!  A cada dia que passa, podemos ver o progresso na revitalização das barracas de praia. Elas estão ficando mais modernas e agradáveis; tanto para os clientes assíduos quanto para quem está de passagem pela cidade. Depois de anos de resistência e de muita discussão, parece que a melhor atitude foi tomada. Claro que como bom brasileiro, sempre na última hora, mas o resultado está ficando incrível.

Além das belezas naturais, das atrações de bom gosto e gastronomia de qualidade, isso será essencial para que Porto Seguro alavanque cada vez mais seu turismo. E nós moradores também ganhamos muito com essa empreitada. Além de impulsionar a economia local e gerar empregos, teremos mais opções para nos divertir nos finais de semana. Atitudes como essa fazem com que Porto Seguro tenha um futuro ainda mais próspero e promissor. Parabéns a todos os envolvidos!

Para comemorar esse avanço que tanto esperávamos, a receita do mês é uma tradicional Seleção de Frutos do Mar, típico das barracas de praia de Porto Seguro e que nesse caso tem um toque especial, e é carinhosamente chamado por mim de Chapa Quente do Mar.

Chapa Quente do Mar (serve 2 pessoas)

Ingredientes: 01 calda de lagosta partida ao meio, 10 unidades de camarão VG, 10 unidades de anéis de lula, 02 filés de guaiúba, 01 polvo médio inteiro, 01 abobrinha, 01 berinjela, 01 cenoura, 01 cabeça de alho, 01 maço de salsinha,  100 ml de azeite extra virgem, 02 unidades de limão tahiti, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 100 ml de vinho branco.

Modo de Preparo:

Para começar limpe todos os frutos do mar. Cozinhe o polvo em água fervendo até que fique macio e reserve. Corte a abobrinha, a cenoura e a berinjela em rodelas para grelhá-las e servir de acompanhamento com os frutos do mar (se preferir faça os legumes assados). Tempere os frutos do mar com sal, pimenta do reino e limão. Em uma frigideira vá selando um a um todos os frutos do mar e reserve. Na mesma panela que usou para selar os frutos do mar, adicione o alho e deixe dourar levemente e logo em seguida adicione o vinho branco para que solte todo o sabor que lá está. Retorne com os frutos do mar para panela até que chegue ao ponto correto para servir (cuidado para não passar o ponto).  Em uma chapa de ferro previamente aquecida faça uma cama com os legumes grelhados, coloque os frutos do mar sobre os legumes e finalize com a salsinha picada e o caldo que restou na panela por cima para dar o toque final. Sirva enquanto está bem quente e bom apetite!


Caio Silva é um Paulista apaixonado por comida e pela Bahia