Sebrae realiza palestra Conexões Náuticas

O Sebrae, por meio do Projeto 50+50 ‘Criar o Futuro é Fazer História’e o Governo da Bahia estão trazendo para a região da Costa do Descobrimento, o Circuito Conexões Náuticas Bahia. Nesta quarta-feira, dia 8 de junho, o evento ocorreu em Porto Seguro, com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac). Já hoje, 9 de junho, Santa Cruz Cabrália foi sede do Circuito que trouxe conhecimento sobre o setor náutico para a região.

O evento contou com a presença de nomes importantes do setor, além de palestras e dados sobre a economia náutica, com resultados de mapeamentos, estudos e matrizes de oportunidade para os pequenos negócios do setor.

Para a abertura do evento a mesa diretiva em Porto Seguro, teve a presença do Gerente do Sebrae Extremo Sul, Alex Brito; do Superintendente do Sebrae – BA, Jorge Kouri, da assessora jurídica do Semac, Laís Freitas e do Secretário do Semac, Jânio Natal Junior. O evento também contou com a presença do prefeito Jânio Natal, que esteve por alguns instantes no local e de lá seguiu para outros compromissos.

Primeiro

Alex Brito se sentiu honrado em receber o um evento que baliza novos projetos e investimentos para o local. “Este é o primeiro projeto de turismo náutico da Costa do Descobrimento, dentre as diversas ações do Sebrae. E é um prazer fazer parte disso e de ter parceiros dedicados ao assunto. Tenha certeza de que o Sebrae está aqui para apoiar e fazer o melhor pelo setor”, relatou.

 Jorge Kouri salientou a participação da Prefeitura e dos empreendedores em todo o processo. “A participação da Prefeitura é fundamental para auxiliar nesse processo que é feito a muitas mãos. Mas o empresariado é quem será o termômetro do que está dando certo, pois são eles que vivem a realidade de cada localidade”, ressaltou.

Porto Seguro

Jânio Junior agradeceu a presença de todos e disse que gostaria de ter trazido o prjeto da marina, que será construída em Porto Seguro, mas que ainda se encontra em processo de aprovação. “O que posso adiantar é que este empreendimento vai mudar drasticamente nossa questão econômica – pela geração de empregos e pelos investimento e turismo que ele trará. A Marina já é um pleito antigo e com o conhecimento e ideias trazidas teremos um projeto grandioso e que requer muita dedicação, mas que saiu do papel”, disse.

Jânio Natal falou dos atributos da nova marina de das expectativas do projeto. “Nossa marina terá 300 vagas para embarcações, 250 para carros, teatro, pista para atividades físicas, restaurantes e praças. Com esta marina teremos um turismo requalificado, com maiores aportes financeiros. O projeto é grandioso e nosso governo é de ousadia, como Porto Seguro merece. Esperamos divulgar o projeto em 90 dias”, completou.

Cabrália

O evento foi realizado durante a manhã desta quinta-feira, dia 9, no auditório Sr. Benedito Costa Alves “Seu Jique”, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, em Santa Cruz Cabrália, que contou com a presença de diversas autoridades e empresários.

De acordo com o Secretário de Turismo do município, Paulo Cesar Magalhães, “o setor náutico está em constante expansão e vimos diversos exemplos de como ele é benéfico, seja na geração de renda e emprego para a população, seja como atrativo turístico. Nossa região ainda é carente desse setor, mas estamos trabalhando para evoluir e trazer mais esta conquista para Cabrália”, considerou.

Palestras 

A primeira palestra do dia foi do especialista em Economia Náutica, fundador da Oceanus Náutica, braço da Proset, empresa de consultoria que trabalha há mais de 20 ano no segmento náutico, José Raimundo Zacarias, que falou sobre economia e turismo, cujo setor gera 154 bilhões anualmente no mundo e que abre grandes possibilidades na economia na Bahia, que possui um litoral com 1.220 km de praia.

“O setor Náutico tem atributos suficientes para pode gerar o próprio fluxo e de turistas. Além disso, a economia que é gerada durante todo o processo, inicia-se com o barco, que continua sendo uma produção quase artesanal. Então aí já temos na construção naval um nicho gerador de renda. Já as Marinas geram lazer, emprego, renda e impacto na micro e pequena empresa. Esta cadeia ainda se estende a hotéis, bares e restaurantes, mercado imobiliário e serviços de todo tipo, como locação de espaço e barcos, e visitação por exemplo”, explicou.

Zacarias reitera suas palavras informando que 70% dos frequentadores de Marina não tem barco, nem querem ter. “O local se torna um espaço turístico. Além disso, aprendemos com outros projetos de marinas, que o local cria um microclima específico e com controle de emissão de resíduos biológicos e tecnologia é possível tem uma área de Meio Ambiente sustentável”, comenta

Economia

Outro convidado para palestrar foi o diretor da Innovare Consultoria, contador, mestre em gestão de organizações há 25 anos, instrutor e palestrante em Turismo, Planejamento, Finanças e Mercado, Fernando Amaral, que falou sobre o Projeto de Desenvolvimento da Economia Náutica Baiana, que estará disponível para consulta a partir de 15 de junho

O palestrante fez um apanhado sobre o projeto desenvolvido por ele explicando sobre matrizes de oportunidade mapeamento desafios conceitos e análises “Por meio do relatório, conseguimos chegar a 22 segmentos de indústria, comércio e serviço incrementados, 88 postos de trabalho diretos - sem contar marinheiros -, quase 11 milhões de faturamento além de mais de 1 milhão de receita anual para o município. Isso considerando apenas uma empresa em cada segmento”, finalizou.


 Fotos: Débora do Carmo

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Região Oeste se consolida como vetor da expansão urbana de Porto Seguro

Servidores baianos tem pagamento antecipado em junho

Veracel contrata: confira as vagas da empresa

Sistema Alerta Celular completa um ano com mais de 30 mil aparelhos cadastrados

Fake news: é preciso atenção com informações falsas sobre pesquisas