Chef Alex Gregory assina prato do Solar do Imperador no Festival Raízes

Entre os dias 12 e 30 de abril, a Gastronomia toma conta de Porto seguro, com 2ª  Edição do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, que reúne diversos restaurantes e empreendimentos de Porto Seguro e dos distritos , Arraial D´Ajuda, Trancoso e Caraíva. O evento tem como proposta movimentar o cenário gastronômico da região sul da Bahia, além de mostrar e dar ênfase aos produtos regionais.

 Entre os participantes do festival, está confirmada a presença de um dos mais tradicionais hotéis de Porto Seguro, o Solar do Imperador, que traz para a edição sabores escolhidos pelo Chef Paulista Alex Gregory, que assumiu recentemente o restaurante do Hotel.

Escolha

Alex explica que o prato escolhido para representar o hotel no festival, que tem como tema "Gastronomia, História e Cultura”, é o Ipek Hü Mangará – que tem como base magret de pato, mangará (coração da bananeira), taioba e biri-biri. A criação leva notas da cozinha francesa nas noisettes, na emulsão de vinho tinto - chamada beurre rouge - e também no método de cocção do magret de pato. Há também um toque de cozinha molecular, com o caviar de coentro. O creme de biri-biri, fruta extremamente ácida da região, foi desenvolvido com base italiana para trazer leveza ao prato.

 “Esse prato foi pensado nos ingredientes que podemos encontrar na região e enaltecer a cultura indígena tão importante para o Brasil. Como nessa época temos bastante biri-biri, mangará e também taioba, resolvi criar um prato com esses ingredientes. O pato foi escolhido por ter em abundância na criação do sítio do Solar do Imperador, além de ser um dos alimentos mais consumidos, assim como a galinha, pelos povos indígenas”, explicou.

Pataxó

O Chef revelou que tem se aproximado muito da cozinha pataxó, ouvindo, aprendendo e tentando trazer para o consumo do brasileiro esses ingredientes, que além de muito nutritivos são considerados pela tribo também como medicinais.

“Para acompanhar o prato, elaborei um menu degustação, servindo Tartare de banana da Terra, como entrada, e para a sobremesa, o Creme de Cumaru, fruto de uma árvore típica da região amazônica, e por ser muito aromático, é chamado de baunilha brasileira. Como sugestão para harmonizar com os sabores, selecionamos ainda o tinto Storia da Casa Valduga.

O Hotel Solar do Imperador, onde o Chef apresenta o prato fica na Estrada do Aeroporto, 317 - Cidade Alta. Mais informações pelo (73) 3288-8450, ou no Instagram do Hotel.


Com informações do Hotel Solar do Imperador Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Auxílio Permanência tem edital aberto até 29 de abril

Veracel abre Banco de Talentos para PCD e pessoas Trans

Programação do Sesc em abril tem shows e Oficina de Cinema

UPT tem inscrições até 22 de abril

Domingo de Ramos é celebrado com presença de grande público