Turismo gastronômico é tema de oficina online

O Ministério do Turismo (MTUR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) promovem, entre 24 e 28 de maio de 2021, a oficina online “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. A iniciativa inédita está inserida no âmbito do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR). O objetivo reunir insumos para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Jacques, foram convidados especialistas em turismo e gastronomia das cinco macrorregiões brasileiras. Ana Paula destaca ainda que os especialistas participarão de Grupos de Trabalhos (GTs) com o objetivo de compartilharem suas opiniões e impressões sobre o turismo gastronômico no Brasil e nas macrorregiões e, ao mesmo tempo, elencarem oportunidades e iniciativas que possam figurar nas estratégias de promoção dos destinos ou na proposição e elaboração de políticas públicas.

Embora as atividades dos GTs sejam restritas aos especialistas convidados, a Abertura Oficial será transmitida ao vivo pela TV IFB no dia 24 de maio (segunda-feira), das 9h30 às 11h, e poderá ser acompanhada pelo público em geral. A programação contará com duas experiências inspiradoras no Brasil e em Portugal. A primeira será “uma viagem pelos ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais gastronômicos” com o português Nuno Nobre. Na sequência, o chef Paulo Machado compartilha o case do “Brasil Food Safaris”, vencedor da categoria Melhor Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021.

O Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Willian França, ressalta que os resultados da oficina serão uma excelente oportunidade para identificar as prioridades e definir diretrizes para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do Ministério do Turismo. Já a Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, reforça que o turismo gastronômico é uma das prioridades do Ministério e que diversas iniciativas para fortalecer esse segmento já estão em curso, entre elas a Oficina que decorre do projeto com o IFB.

Nas palavras da coordenadora do projeto “estamos cientes do potencial existente em nosso país e dos anseios da cadeia produtiva da gastronomia e do trade turístico em geral e, por essa razão, queremos formar uma rede de colaboração contínua ao longo do projeto, destaca Ana Paula Jacques. Por fim, a reitora do IFB, Luciana Massukado, atesta a importância do projeto de pesquisa realizado em parceria com o Ministério do Turismo, pois “a gastronomia integra a oferta formativa do IFB e existem dois Campi dedicados ao eixo tecnológico “Turismo, Hospitalidade e Lazer”, além disso, a excelência educacional do IFB é baseada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo, conclui a Reitora, o turismo gastronômico pode ser um indutor do desenvolvimento sustentável em nosso país nesse momento ainda desafiador.

Serviço:

Oficina Online Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil

Abertura Oficial - 24 de maio de 2021 (segunda-feira)

Horário: das 9h30 às 11h

Plataforma: transmissão ao vivo pela TV IFB no YouTube

9h30 às 10h - Boas-vindas

  • Gilson Machado Neto - Ministro do Turismo
  • Willian França Cordeiro - Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade (MTUR)
  • Luciana Miyoko Massukado - Reitora do IFB
  • Nicole Facuri - Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva (MTUR)
  • Richard Alves - Consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico (MTUR/Unesco)
  • Ana Paula Jacques - Professora de Gastronomia do IFB e Coordenadora do Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR)

10h às 10h45 - Experiências inspiradoras: Brasil e Portugal

  • Uma viagem pelos ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais

Gastronômicos Convidado: Nuno Nobre (Diretor da Pós-Graduação em Turismo Gastronômico e Pós-Graduação em Cozinha Avançada da Universidade Lusófona de Lisboa, idealizador e curador de projetos como o Go Foodies, Festival Internacional Ouriço-do-Mar, À Mesa com as Aldeias do Xisto, entre outros.

  • Brasil Food Safaris

Convidado: Chef Paulo Machado (Mestre em Hospitalidade, pesquisador e chef-proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado. Autor do livro "Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores" e idealizador do projeto Brasil Food Safaris, medalha de ouro na categoria de Melhor. Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021.


Texto: ASCOM IFB - Foto: Pablo Regino (MTur)

Siga também o Instagram do Jornal do Sol

MATÉRIAS RELACIONADAS

Conheça os passeios do “Roteiro Rural” de Porto Seguro. É show!

Porto Seguro volta a ter escala de um navio de cruzeiro

Em tempos de pandemia, inovar é preciso

Porto, Arraial, Trancoso e Caraíva têm hotéis premiados pela TripAdvisor

Roteiro de turismo rural em Porto Seguro é selecionado para projeto do MTur