Roteiro de turismo rural em Porto Seguro é selecionado para projeto do MTur

O roteiro turístico “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, elaborado pela secretaria de Turismo de Porto Seguro, foi pré-selecionado para o “Projeto Experiências do Brasil Rural”, segundo a lista publicada na sexta-feira, 07/05/21 no portal do MTur. Outros sete destinos também foram classificados. O edital de seleção recebeu 52 propostas que contemplavam quatro cadeias produtivas: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de maio.

A ação visa incrementar o turismo em áreas rurais do país, apoiando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar. A iniciativa é resultado de parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Turismo (MTur), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). Os roteiros selecionados contarão com uma equipe de apoio técnico para auxiliar na estruturação dos destinos e empreendimentos, como também na comercialização de produtos e serviços.

Rotas pré-selecionadas

Foram pré-selecionados roteiros turísticos de quatro macrorregiões brasileiras. No Nordeste, o único classificado foi o roteiro “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, que pretende levar os turistas a provar novos sabores em meio à natureza de Porto Seguro. Já no Norte, a rota “Amazônia Atlântica”, no Pará, nas cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa, quer proporcionar experiências de pesca artesanal, degustação de queijos, farinhas de mandioca e frutas orgânicas.

No Sudeste, foram pré-selecionadas duas propostas de Minas Gerais, a “Rota do Queijo - Terroir Vertentes”, que promove experiência relacionadas a cadeia produtiva do queijo, e a “Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira”, na qual é possível conhecer a produção artesanal e a tradição das mais antigas receitas familiares da gastronomia mineira. E também uma no Espírito Santo, a rota “Agroturismo”, que proporciona contato direto com a natureza, por meio de experiências no meio rural.

Já na Região Sul, os roteiros “Ferradura dos Vinhedos” (RS) “Caminhos do Campo” (SC), “Farroupilha Colonial” (RS) vão oferecer atividades turísticas que envolvem a cadeia produtiva do vinho.

As rotas selecionadas serão contempladas com uma pesquisa diagnóstica, para identificar as potencialidades e os possíveis desafios ao trabalhar a agricultura familiar como diferencial competitivo. Com base no resultado, será elaborado um plano de ação e inovação para superar os principais gargalos observados em cada roteiro turístico.

Confira a lista com os roteiros pré-selecionados


Com informações do MTur, Mapa e Secretaria de Turismo de Porto Seguro. Fotos: Sectur Porto Seguro

MATÉRIAS RELACIONADAS

Palestra de Richard Alves ensina como enfrentar a crise no turismo

Anac autoriza voos comerciais da Itapemirim para Porto Seguro

Secretário estadual de Turismo visita Santa Cruz Cabrália

Convention Cabrália é criado para tentar impulsionar turismo na cidade

“Raízes de Porto Seguro” tem inscrições abertas para festival gastronômico