Ponto turístico em Caraíva recebe revitalização em mosaico

 

Um dos pontos mais fotografados e filmados de Caraíva, distrito de Porto Seguro, é a entrada do Vilarejo. Além da impressionante chegada de canoa, a primeira vista à direita há um mapa da Vila e de suas praias. Este, um presente da artista plástica Maria do Carmo Maciel Soares, mais conhecida como ‘Duca’, ao distrito.

Para eternizar este trabalho, a artista se uniu ao mosaicista Gabriel Güyrá, que reproduziu sua obra pintada do muro em mosaico.  E que já pode ser visitada por todos.

O mosaico

Desde o no passado, o projeto de revitalizar em retalhos de azulejo coloridos a obra pelas mãos de Güyrá vinha tomando forma. De acordo com Güyrá, por conta do fim de ano e de outros trabalhos que vinha realizando, a oportunidade de instalar o mural foi deixado para o último sábado, dia 20.

“O material para a obra foi todo cedido por Duca, que reservou uma parte do valor da premiação recebida do Porto Mais intervenções Artísticas - um projeto da Prefeitura de Porto Seguro, da Lei Aldir Blanc - para a revitalização do mural”, comentou.  

Segundo Duca, quando o mural foi feito em 2016, a ideia era responder as perguntas que muitos faziam ao colocar os pés em Caraíva: a direção e distância, nome das praias e locais para visitar, entre outras informações. Mas o mural se tornou muito mais que isso: um ponto e apoio turístico. No entanto, para manter o mural, todos os anos ele era repintado.

“A chuva e o sol acabam desgastando a obra. Agora o trabalho já não mais perderá sua cor, nem seu brilho. Vai ter um novo e lindo colorido para nossa chegada. A parceria com Güyrá é maravilhosa e já estamos conversando sobre transformar em mosaico outras das minhas pinturas”, revela Duca.

Güyrá revela que é maravilhoso poder realizar um trabalho como este em um destino que sempre o recebeu de braços abertos. “Estou deixando um legado, que teve início com a Duca. Isso é muito especial não só para a comunidade, mas para quem nos visita e para nós, artistas”, declarou.


Débora do Carmo – Fotos: Léo Barreto/Divulgação

© 2021 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade