CVC sofre ataque hacker

No sábado, 02/10, o site da CVC Corp sofreu um ataque hacker. Mesmo dois dias depois do ataque, na tarde da segunda-feira, dia 4, site ainda continuava indisponível. Ao tentar o acesso, era exibido o erro "502 Bad Gateway", código relacionado a uma falha no servidor.

A CVC Corp é detentora das marcas CVC Viagens, Experimento Intercâmbio Cultural e da loja virtual Submarino, que também sofreu ataque. A empresa informou, por meio de nota, que ativou seus protocolos de segurança e que viagens marcadas e reservas não foram impactadas. A central de atendimento da CVC Corp está temporariamente indisponível.

De acordo com um hoteleiro ouvido pelo Jornal do Sol, o problema, entretanto, não diretamente na procura por reservas.

Gol

Outra empresa que levantou bandeira vermelha para o ataque cibernético foi a Gol Linhas Aéreas. A empresa informou que sua equipe de Segurança da Informação e TI também está em nível de alerta máximo devido a uma ameaça.

Como medida preventiva e para eliminar o risco de o vírus também atingir a operação da transportadora, no sábado, todos os e-mails enviados pela CVC para a Gol foram bloqueados até a total estabilização do ambiente da parceira.

Cibercrimes

Cada vez mais constantes e sofisticados, os cibercrimes tem causado grandes perdas às empresas. De acordo com um estudo conduzido pela consultoria alemã Roland Berger, apenas este ano, os prejuízos devem chegar a US$ 6 trilhões.

O Brasil tem sido um dos principais alvos globais e atualmente é o quinto que mais sofre ataquem no mundo. Segundo o estudo, no primeiro semestre, foram 9,1 milhões de ocorrências somente de ‘ransomware’, que restringem o acesso ao sistema infectado e cobram resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.


 (Fotos: Reprodução) 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Limite de transferência noturna via PIX passa a valer a partir de 04/10

Eleitor pode utilizar PIX para pagamento de multas ao TRE

Edital de investimento em empresas inovadoras prorroga inscrições

Governo prorroga decreto para eventos com até 1.100 pessoas

Baiano cria programa para diagnóstico de Covid-19 pela câmera do celular