Florais de Bach e o Medo

Grazi Souza

Você conhece os Florais de Bach? Sabia que eles podem te ajudar com seus medos? Então, continue na leitura que vamos explicar direitinho sobre isso.
Os florais de Bach são compostos extraídos das flores e tem como principal função equilibrar disfunções comportamentais e mentais, além de tratar as nossas emoções. Eles são complementos aos tratamentos convencionais e inclusive são reconhecidos como tratamento natural tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto tem seu uso como prática Integrativa e Complementar do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

É importante saber que, ao todo, são 38 essências naturais extraídas de flores para tratar o que o dr. Eduard Bach – precursor dos florais – chama de ‘os 7 desequilíbrios emocionais’. Mas aqui falaremos apenas sobre os que dizem respeito ao Medo.

Para o dr. Bach, as emoções influenciam no aparecimento e tratamento de doenças. Isso quer dizer que o desequilíbrio ocasionado por emoções negativas pode gerar problemas de saúde. Desta forma, os florais de Bach servem para reequilibrar o indivíduo, considerando a atuação energética dos compostos das flores, ajudando a equilibrar as emoções e realinhar as vibrações para situações positivas trazendo o bem-estar mental, emocional e físico.

Para os medos, há cinco tipos de Florais e cada um deles vai tratar um tipo de situação. O Mimulus, por exemplo, pode ser usado por quem tem medo de coisas conhecidas e timidez; o Rock Rose, para terror e medo paralisante; o Cherry Plum, por aqueles que tem medo de perder o controle; já o Aspen, para o medo de coisas desconhecidas; o Red Chestnut é para quem sofre excesso de preocupação pelo bem-estar de seus próximos. Há ainda o Rescue Remedy, um composto de essências recomendada para momentos de emergências, os quais ocasionam estresse elevado e tensão, que possui as essências de rock rose, impatiens, cherry plum, star of bethlehem e clematis. No entanto, para ter um melhor aproveitamento dos Florais é imprescindível ter o acompanhamento profissional.


Os principais benefícios dos Florais:

São naturais.

Os florais podem ser usados por qualquer pessoa, diante da recomendação de profissionais.

Ajudam no tratamento de doenças, como ansiedade e depressão.

São alternativas para lidar com situações estressantes e que gerem sentimento negativo.

Trabalham as emoções, e não a doença.

Como usar os florais?

Existem 3 principais tipos de métodos para utilizar os florais de Bach:

1. Diluição num copo de água – mais indicado para tratamentos curtos;

2. Diluição num frasco conta-gotas - método mais usado por quem precisa fazer um tratamento mais longo

3. Colocar diretamente na língua - quando o uso é esporádico e sempre que necessário.


 Grazi Souza é terapeuta holística e atua com massagens terapêuticas, drenagem linfática e modeladora, e método Renata França e terapias alternativas como Medicina Chinesa, Florais de Bach, Thetahealing e Reiki. Está também lançando seu primeiro curso de massagens. (Foto: Reprodução)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Inscrições para o Esquina do Mundo tem início no dia 1º

Política de Igualdade Racial é tema de livro de portossegurense

Projeto Pôr do Sol traz música e cultura aos sábados de Belmonte

Porto Seguro Eco Bahia fecha parceria com a VOA Hotéis

Com carreata, missa e festa, São Cristóvão é comemorado no Arraial