Ciúme alcoólico: saiba como funciona

Quem nunca sentiu ciúme, pelo menos, uma vez na vida, que atire a primeira pedra, não é mesmo?

A verdade é que o ciúme está presente há muito tempo em nossas vidas e, muitas vezes, ele pode ser benéfico, demonstrando um certo tipo de zelo e preocupação por quem a gente ama. Mas, não podemos romantizar sempre e precisamos, também, falar sobre o ciúme doentio e, extremamente, agressivo.

As duas maneiras do ciúme (tanto o benéfico, como o maléfico) podem existir em diversos tipos de relações, além do relacionamento amoroso (onde é mais falado). Podendo também estar presente em relações de amizades, entre os membros da família, no ambiente de trabalho e, até mesmo, em uma relação amorosa com mais velho, caso você viva ou deseje viver esse tipo de relacionamento como Ashley Madison.

Além disso, existe uma outra maneira de ciúme, chamada de ciúme alcoólico. Esse tipo de ciúme acontece quando o ciumento se torna, extremamente, violento e agressivo quando está alcoolizado, podendo, inclusive, machucar fisicamente e verbalmente o outro cônjuge da relação.

Dependência

Nesse tipo de ciúme, o ciumento possui duas dependências emocionais: a do álcool, sendo uma dependência química, e a da outra pessoa que está envolvida nessa relação, sendo uma dependência afetiva.

O ciúme tem vários significados, mas, no geral, ele é caracterizado por um alto teor de medo e insegurança, que podem ter as suas causas explicadas desde a infância do ciumento.

Diante disso, o ciumento excessivo, na sua essência, ele tem o grande desejo de comandar, não aceitando recusas ou que as coisas não funcionem da maneira em que ele quer que seja.

Por isso, se você estiver sofrendo com esse tipo de relação, principalmente, se você estiver na posição de oprimido, busque ajuda com alguém da sua confiança ou ligue 190 para denunciar qualquer tipo de agressão.


 Colaborador: Julia Silva  Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Troca-Troca de Livros e Gibis acontece em julho

Tonhão 2022 traz reflexos positivos para hotelaria de Cabrália

PGE-BA realiza seminário sobre determinações legais para o ano eleitoral

Tribunais de contas alertam gestores sobre gastos com São João

La Torre traz visualização de estrelas como nova experiência