Secretaria de Saúde realiza encontro sobre arboviroses

Em um encontro realizado na Secretaria de Saúde, equipes da Vigilância Epidemiológica, Unidade de Vigilância em Zoonoses, Endemias, Vigilância em Saúde ambiental, LACEN e Saúde Indígena - Polo Base Porto Seguro (DSEI/BA), fizeram um encontro de alinhamento de fluxos para combater as arboviroses nos bairros, distritos e aldeias indígenas de Porto Seguro, onde a diretora da pasta de epidemiologia, Débora Rosa,  explanou a respeito do cenário epidemiológico das arboviroses, além de otimizar o acesso aos exames laboratoriais.

Diariamente, os agentes de saúde estão percorrendo os bairros, distritos e a zona rural, intensificando o tratamento e a eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti através de visitas nas residências e terrenos baldios, além de realizar o bloqueio espacial, com a utilização de inseticidas, nas proximidades das residências identificadas com casos suspeitos.

Mutirão

Um exemplo disso foi o mutirão realizado no distrito de Caraíva.  Naquele distrito, a Secretaria da Saúde de Porto Seguro por meio da Vigilância em Saúde, vem intensificando o monitoramento do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya através de visitas diárias dos Agentes de Endemias.

Além do monitoramento, foi realizado o bloqueio espacial, com a utilização de inseticidas, nas proximidades das residências identificadas com casos suspeitos e, nos criadouros localizados, foi realizada a aplicação de larvicida.

A colaboração dos moradores do vilarejo também tem sido importante, principalmente no tocante eliminar água parada e, em receber o agente em sua residência, para inspeção e orientação.


Com informações da Secom Porto Seguro Foto: Divulgação  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Campeonato de Pesca Amadora é realizado em Porto Seguro e Cabrália

Unidades escolares terão atendimento psicológico a alunos e servidores

Conab distribui alimentos a famílias indígenas na Bahia

Feira de Holambra segue até 3 de abril em Arraial d’Ajuda

Veracel Celulose divulga vaga de trabalho