Estudo revela que Covid é 26 vezes mais letal em não-vacinados

Um estudo da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo revelou que o Covid causa 26 vezes mais mortes em pacientes não vacinados, do que naqueles que receberam imunização. O levantamento realizado entre dezembro e fevereiro - período de mais alta circulação da variante Ômicron em SP - verificou 8.283 óbitos em 645 municípios.

Dentre elas, 7.942 foram consideradas no levantamento, pois possuíam informações sobre vacinação no sistema oficial. O resultado foi 332 óbitos por 100 mil habitantes, contra 13 de quem possuía esquema vacinal com duas doses. Outro dado importante foi o de mortes com apenas a primeira dose: 22 mortes por 100 mil habitantes (aumento de 69% na comparação com o esquema vacinal completo).

Bahia

Apesar de não existir este estudo para o Estado, o que pode ser visto durante as últimas semanas é a escala decrescente de contágio. Em Porto Seguro, o exemplo se segue, mostrando que a vacinação adulta e infantil e os cuidados tem surtido efeito.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município, desta segunda-feira, dia 14 de março, o número de casos ativos reportados é de 290 (contra os 492 registrados em 3 de março – diferença de – 59%). Já o número de óbitos e pacientes nos leitos clínicos é zero.

Ainda segundo o boletim, há 13% dos 40 leitos de UTI ocupados e destes, apenas 2% pertencem a moradores de Porto Seguro, o que representa 1 paciente, dos 5 internados. Até o momento, 290 pessoas já morreram na cidade em decorrência da doença. O primeiro óbito aconteceu dia 09/05/20, do soldado PM Leonardo Batista da Conceição.

Desde que a contagem começou, em 14/03/2020, foram registrados 36.803 casos de COVID-19, sendo 16.479 confirmados e 20.324 suspeitos, classificados de acordo com a sintomatologia clínica e segundo informação da Vigilância Epidemiológica do município.


Com informações da Ascom Porto Seguro Imagens: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Veracel tem vaga exclusiva para mulheres

Combate à Dengue é intensificado em Porto Seguro

Prefeito assina decreto desobrigando uso de mascaras em ambiente aberto

Plogging Porto Seguro se torna Utilidade Pública

Pastoral da Criança de Arraial d’Ajuda pede doações para Sopão Solidário