Porto Seguro registra um dos menores índices de Covid

 

Porto Seguro segue com a vacinação adulta e infantil e os cuidados, que tem surtido efeito, visto o último boletim epidemiológico. Segundo informações da Secretaria de Saúde, por meio do boletim Covid, do dia 2 de março, o número de casos ativos reportados é de 492. Já o de óbitos e pacientes nos leitos clínicos é zero. Ainda segundo o boletim, há 22% dos 40 leitos de UTI ocupados e destes, apenas 7% pertencem a moradores de Porto Seguro, o que representa 3 pacientes, dos 9 pacientes internados.    

Autotestes 

Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberou a comercialização dos autotestes de Covid-19. Ele chega às farmácias a um valor bem menor do que os praticados pelos laboratórios e ficam, em média, entre R$40 e R$80.

Ao todo, a Anvisa aprovou até o momento 6 tipos.Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos.

O autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas do exame, sem a necessidade de auxílio profissional, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado. A Anvisa ainda alerta que, mesmo com resultado negativo, os protocolos sanitários, o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico devem ser mantidos, pois reduzem as chances de transmissão da doença.

Endemia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em uma postagem pelo Twitter, nesta quinta-feira, dia 3 de março que que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia o status da covid-19 no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, já estão sendo adotadas as medidas necessárias para reclassificar o status da covid-19 no Brasil que, atualmente, é identificado com pandemia, classificado, desde março de 2020, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com a reclassificação -  medida vai de encontro às orientações da OMS, órgão que define quando uma doença se torna uma ameaça global - como uma endemia, a covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde e, assim, restrições como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, além de realização compulsória de exames médicos, por exemplo, podem deixar de ser obrigatórias.


Com informações da Ascom Porto Seguro, Anvisa e Ministério da Saúde Fotos: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Projeto arquitetônico do novo aeroporto é apresentado