Em três dias, Estado já agendou mais de 25 mil mamografias

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aumentou a oferta de 14 mil para 2 mil exames de mamografia na capital e interior. No entanto, em três dias de campanha de conscientização e detecção precoce do câncer de mama foram agendados praticamente todos os exames, o que superou as expectativas do Governo.

Os exames são realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, para evitar filas e aglomerações no atendimento. No interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde tem ofertado exames, sendo o agendamento a partir dos postos de saúde ou das Secretarias Municipais de Saúde.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país e na Bahia, 3.460. A Secretária do Sesab, Tereza Paim explica que a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos.

“Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, enfatiza.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.


Com informações da Secretaria de Comunicação Social  - Secom/BA (Foto: Divulgação)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Laboratório Gontijo comemora 20 anos com nova unidade em Porto Seguro

Visitas a hospitais voltam a ser permitidas na Bahia

Prefeito afirma que vacinação vai definir realização de Réveillon e Carnaval

Confira a atualização dos casos de Covid-19 na região

UFSB registra infestação de ácaro de espécie invasora em açaizeiros da região