Ministério da Saúde recebe 1º lote de vacinas do consórcio Covax Facility

Doses da AstraZeneca/Oxford foram importadas da Coreia do Sul. Até o fim de 2021, estão previstas 42,5 milhões

de doses pela aliança global

A primeira remessa de vacinas covid-19 oriundas do consórcio Covax Facility chegou ao Brasil às 17h32 de 21/03/21. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Socorro Gross, receberam 1.022.400 doses da AstraZeneca/Oxford no Aeroporto de Guarulhos (SP) - o imunizante foi produzido na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience e chega para reforçar ainda mais a campanha nacional de vacinação.

Os imunizantes foram adquiridos via Fundo Rotatório da OPAS/OMS, mecanismo que há 35 anos auxilia os países da região ao promover o acesso a vacinas e produtos correlatos.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, lembrou que além de acelerar o combate à pandemia no Brasil, a iniciativa ainda beneficia 190 países que fazem parte da iniciativa.

“O Brasil é um dos poucos países que financiou o desenvolvimento de vacinas pelo consórcio, além de receber as doses. A importância da Covax, além de reforçar a nossa campanha de vacinação, é que o Brasil também está contribuindo para a imunização de países com menos recursos. É um elemento de solidariedade e de contribuição para a comunidade internacional”, disse Araújo.

O primeiro lote de vacinas da Covax Facility será distribuído aos estados e Distrito Federal de forma proporcional e igualitária já nos próximos dias, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

De acordo com Airton Soligo, assessor especial do Ministério da Saúde, o Governo Federal já viabilizou, até o momento, 30 milhões de doses aos estados e municípios. Até o final de março, mais 15 milhões de doses serão disponibilizadas aos brasileiros. “Isso já nos permite imunizarmos cerca de 38% de todos os grupos prioritários com a primeira dose de vacina. Já somos a quinta nação que mais vacina no mundo”, disse.

Cronograma

Até o final de março, serão entregues mais 1,9 milhão de doses do mesmo fabricante. Mais 9,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford devem chegar ao país até maio. O cronograma está sujeito a alterações.

O contrato firmado pelo Governo Federal junto à Covax, em setembro de 2020, prevê 42,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 ao país até o fim de 2021.

O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a produção de imunizantes contra a covid-19, permitindo o acesso justo e igualitário às vacinas através das parcerias com os laboratórios.

A aliança global Covax é coliderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).


Fonte: Ascom Ministério da Saúde - Foto: Reuters - Michael Weber