Vacina contra Covid já está disponível para jovens indígenas maiores de 18

 

A vacina contra Covid-19 já está disponível para jovens indígenas com mais de 18 anos, na comunidade Pataxó. A informação é da própria comunidade, que informa que basta apenas procurar o posto de saúde indígena em Coroa Vermelha para receber a primeira dose. Os indígenas, por serem do grupo prioritário, receberam o maior número de doses: cerca de 3.870 só na primeira remessa.

A vacinação indígena está sob a responsabilidade das equipes de saúde da comunidade de Coroa Vermelha e aldeias adjacentes. A vacina Coronavac foi liberada pela Anvisa, para uso emergencial, e tem 50,4% de eficácia comprovada. Os imunizantes estão armazenados na Secretaria de Saúde, em local adequado com a temperatura ideal (2°C a 8°C) para os produtos.

A Secretária de Saúde, Renata Pinheiro, informa que, após a conclusão dessa primeira etapa, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz Cabrália enviará ao Ministério da Saúde, toda a documentação exigida pelo órgão para que esse envie a segunda remessa da coronavac e as equipes continuem com o trabalho de vacinação.

"Esperamos uma vacina que tenha entre 95% a 100% de eficácia. Mas o que temos, no momento, é a vacina para uso emergencial, liberada pelo órgão competente ", diz o prefeito Agnelo Santos.

 

Atendimento em fisioterapia

A Secretaria Municipal de Saúde, implemente mudanças no atendimento de fisioterapia. Os pacientes, que não têm condições de se deslocarem até a policlínica para fazer as sessões de fisioterapia, estão sendo tratados em casa.

A equipe de saúde leva os equipamentos necessários para a realização das sessões de fisioterapia. Dois fisioterapeutas realizam esse trabalho e estão atendendo, em média, 20 pessoas em casa.

"Aqueles que necessitam do tratamento e têm dificuldade no deslocamento até a policlínica, basta passar no posto de saúde, apresentar a situação ao médico e solicitar o atendimento domiciliar", diz a secretaria, Renata Pinheiro.


Fonte: Ascom PMSCC