Porto Seguro publica protocolo de tratamento da Covid-19

A prefeitura de Porto Seguro publicou, dia 29/01/21, no Diário Oficial, a abordagem e conduta no enfrentamento da Covid-19. De acordo o documento, o tratamento leva em conta os resultados positivos de pacientes tratados precocemente no município, bem como as associações de medicamentos em todas as fases da doença. Segundo o documento, o objetivo é estabelecer o manejo clínico farmacológico precoce dos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19 no município, além de fortalecer o acompanhamento clínico dos pacientes e fornecer orientações atualizadas para a Rede de Atenção à Saúde.

O documento é direcionado ao tratamento de pessoas de todas as idades e considera o Parecer nº 4/2020 do Conselho Federal de Medicina, em que "o princípio que deve obrigatoriamente nortear o tratamento do paciente portador de Covid-19 deve se basear na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente, sendo esta a mais próxima possível, com o objetivo de oferecer ao doente o melhor tratamento médico disponível no momento".

De acordo com o documento, o atendimento médico deverá ser o mais rápido possível nos primeiros sintomas, com início do tratamento precoce. Para fins diagnósticos, atualmente é feita uma classificação de três estágios, reconhecendo os três graus de gravidade crescente da Covid-19: fase 1 (infecção inicial – até o 5º dia), fase 2 (infamatória/pulmonar – 5º ao 7º dia) e fase 3 (hiperinflamatória - acima do 10º dia).

Também estão elencados e explicados os critérios para estabelecer o diagnóstico da Covid-19: clínico, clínico-epidemiológico, clínico-imagem, laboratorial e laboratorial em indivíduo assintomático. O critério usado para diagnóstico da doença fica sob a responsabilidade do profissional médico durante o tratamento.

No protocolo, estão detalhadamente descritos os exames utilizados no tratamento e os medicamentos, com base nas fases da doença. Estão na lista dos medicamentos usados no tratamento da Covid-19 em Porto Seguro: ivermectina, nitazoxanida, azitromicina, cloroquina, hidroxicloroquina, zinco, vitaminas C e D, prednisona, prednisolona, dexametasona, colchicina, enoxaparina, salbutamol, metil prednisona, antibiótico ceftriaxona, claritromicina, azitromicina, clindamicina, Alenia, e uso de oxigênio. O documento também fala do tratamento de profilaxia, com medicamento específico para ser usado em caso de pré ou pós exposição ao vírus. O uso das medicações está condicionado à avaliação médica.

Por fim o protocolo de tratamento da Covid-19 traz consigo uma relação de documentos como termos de consentimentos de associação de medicamentos, autorização do paciente ou responsável e assinatura do médico responsável pelo tratamento.

Acesse aqui o documento de abordagem e conduta no enfrentamento da Covid-19 na íntegra.

Comentários   

# Protocolo CovidRosa Maria Ventura Santos Monteiro 16-04-2021 19:53
"Gostaria de ter acesso ao protocolo atualizado da Secretaria de Saúde de Porto Seguro. E parabenizar o enfrentamento da pandemia à dra. Raíssa Soares e equipe."
Responder | Responder com citação | Citar
# Covid-19Elizabeth Caldeira 12-03-2021 11:17
"Gratidão aos verdadeiros médicos que lutam com as armas disponíveis que salva vidas."
Responder | Responder com citação | Citar