Começou a vacinação contra Covid-19 em Porto Seguro

As primeiras doses já foram entregues em diversos municípios baianos

As primeiras doses de vacina Coronavac chegaram a Porto Seguro às 3h desta terça-feira, 19/01/21, em voo comercial. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde recebeu as 4.900 doses da Coronavac - imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. Destas, 1.300 serão aplicadas para a população de Porto Seguro, idosos de 60 anos institucionalizados e profissionais da linha de frente da COVID-19. As outras 3.600 são para a comunidade Indígena aldeiados.

O prefeito Jânio Natal esteve presente durante a vacinação de dona Maria José Soares, de 102 anos, a primeira pessoa a ser imunizada na cidade. Ela é uma dos 19 idosos que contraíram Covid-19 na localidade da Agrovila, no início da pandemia. A vacina foi aplicada pela secretária de Saúde, Raissa Soares. Na Costa do Descobrimento, foram distribuídas, cerca de 11.000 doses. As doses da vacina foram encaminhadas para a Regional de Saúde na 8ª Dires, foram acondicionadas e separadas para serem enviadas para os oito municípios da microrregião. Foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunobiológicos sob os cuidados dos técnicos responsáveis.

Vacinação na Bahia

Em Salvador, uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30 e uma índia do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, na Bahia. A imunização aconteceu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira, 19/01/21.

A vacinação se inicia apenas algumas horas depois da chegada de 376.600 doses da Coronavac no estado. Às 22h20 de 18/01, as doses chegaram ao aeroporto internacional de Salvador. A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, que atua no Instituto Couto Maia; o médico Uenderson Barbosa, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a índia Deisiane Tuxá, que trabalha na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, e dona Lícia Pereira Santos, idosa que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria das Osid, foram as pessoas escolhidas para receber doses dos imunizantes desenvolvidos pelo Instituto Butantã, em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.

 

"Estou muito feliz de ser a primeira idosa a receber a vacina aqui na Bahia", celebrou a idosa. Todos se enquadram no público-alvo que faz parte da fase 1 do plano de vacinação contra a Covid-19: profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Chegada das primeiras doses

A vacina Coronavac foi desenvolvido pela Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. Ao chegar na Bahia, a carga foi encaminhada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). No local foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunizante, sob os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Após o processo de conferência e separação, o envio das vacinas para o interior do estado seguiram também por meio de sete aeronaves para cidades-polo baianas, de onde partiram, em veículos como vans e caminhões, para os municípios menores em todas as regiões do estado. Os imunizantes são suficientes para vacinar, inicialmente, cerca de 188 mil baianos. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para os demais municípios. Serão distribuídas para os 417 municípios baianos.

O esquema especial de logística e transporte da vacina que foi montado sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar da Bahia, em parceria com a Sesab, prevê a utilização de sete aeronaves e mais de 240 veículos entre caminhões, furgões e caminhonetes. Segundo o coronel Manoel Xavier, cerca de mil policiais irão atuar diretamente neste trabalho. A previsão é de que os locais de vacinação também contem com reforço policial para garantir a segurança do processo. Toda a operação montada pelas secretarias de Segurança Pública e da Saúde conta com o apoio das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose, e por isso é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação. Vacinas diferentes, desenvolvidas por laboratórios diferentes e com diferentes posologias serão aplicadas no Brasil, e é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo indicado. Caso não possua um, o cidadão irá receber um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.

O superintendente estadual do Ministério da Saúde na Bahia, Glauber Almeida, destacou que “a chegada desta primeira carga de vacinas é um momento histórico. A parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria da Saúde do Estado e os municípios será constante. Vamos fazer a vacina chegar a toda a população baiana”. Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.

Metade das vacinas que correspondem à segunda dose, prevista para ocorrer no prazo de um mês, serão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de imunobiológicos (CEADI). Ficarão no local mais de 188 mil doses da Coronavac.


Fonte e fotos: SMS/PS e Secom GovBA