TRE Itinerante realiza atendimentos no Baianão

Até sábado, 26 de março, o Tribunal Regional Eleitoral estará com o TRE Itinerante em Porto Seguro, na Praça do Trabalhador, no Baianão.  O horário de funcionamento será das 8h às 19h (dias 24 e 25) e das 8h às 16 (sábado). A ação é uma boa oportunidade para regularizar a situação eleitoral. Em Santa Cruz Cabrália, o atendimento será realizado no dia 26.

O caminhão do TRE Itinerante contemplará os municípios de Porto Seguro e Jucuruçu, que segundo dados do TER baiano, possuem mais de 22 mil eleitores com títulos cancelados.

Online

O TRE Itinerante apenas regulariza as situações cadastrais, multas e cancelamentos de títulos. No entanto, por meio online, outro importante serviço é oferecido até o dia 4 de maio: o requerimento do título de eleitor para os mais jovens. No Brasil, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

Uma campanha vem tomando força depois da divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que apenas 13% das pessoas na faixa etária entre 16 e 17 anos, estão aptas a votar. Desde esta quinta-feira, dia 24, Anitta, Juliette, Luísa Sonza, Bruna Marquezine, Gil do Vigor e Carlinhos Brown começaram a fazer uma campanha virtual divulgando como os jovens podem adquirir o documento e pedindo para que eles se engajem para as eleições em outubro de 2022.

No Twitter, Anita disparou "Então agora é isso hein... me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor", disse a cantora. Até o ator norte-americano Mark Ruffalo, intérprete do Hulk nos cinemas, que também encorajou os jovens a tirar o documento, inclusive compartilhando tweets de Anitta explicando o passo a passo para adquirir o documento.

Restrições

Maiores de 18 anos que ainda não têm o título eleitoral estão sujeitas a diversas restrições legais, como obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal.  

Além disso, não poderão exercer o direito de votar e decidir o futuro dos próximos 4 anos. A eleição acontece no dia 2 de outubro desse ano e serão eleitos presidente da República, governador de estado, senador, deputado federal, estadual ou distrital. O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro. Para tirar seu título, acesse aqui.


Com informações da Secom Gov BA Fotos: Divulgação   

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Assistência Social entrega cestas básicas no Frei Calixto e Vera Cruz

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental acontece em Porto Seguro

Secretaria de Saúde realiza encontro sobre arboviroses

Campeonato de Pesca Amadora é realizado em Porto Seguro e Cabrália

Unidades escolares terão atendimento psicológico a alunos e servidores