Projeto Câmara Jovem tem encerramento nesta sexta

No dia 29/10 acontece o encerramento do Projeto Câmara Jovem, às 9h no Plenário da Câmara Municipal de Porto Seguro. Proposto como Projeto de Resolução pelo vereador Vinicius Parracho, o Câmara Jovem foi realizado durante todo o ano visando fomentar a participação social e cidadã da juventude.

Para este último encontro, os jovens participarão de uma sessão legislativa simulada, e defendendo as suas ideias e expondo projetos de lei que construíram. O Gabinete do vereador pretende aproveitar as ideias dos jovens para realizar futuras proposições, incentivando assim a participação política.

Mensais

Em encontros mensais, os jovens tiveram a oportunidade de discutir diferentes temas, com o acompanhamento de monitores e também da equipe do Gabinete do edil. Nos diversos encontros foram abordados assuntos como a História de Porto Seguro -  com a presença do líder indígena local Karkajú Pataxó, falando sobre a importância de se conhecer e proteger as riquezas naturais e culturais do nosso território.

Outro tema foi a "Constituição Federal de 1988 e a função do poder legislativo: para que servem as leis e como elas são feitas?", com Samuel Franco, advogado, membro colaborador do Politize! e assessor parlamentar na Câmara  Municipal  de Belo Horizonte.

Também com o mote  “Democracia e participação social: minha opinião vale?” com Ayri Saraiva, Engenheiro Ambiental, professor Permanente da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba-SP, Conselheiro Político e Social do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua!" (Vereança 2021-2024 em Piracicaba-SP).

Mais encontros

Além desses, o tema "Meio ambiente e sustentabilidade: o futuro é agora”, com a engenheira de Produção, Diretora Geral da EcoLev, Representante Estadual do Instituto Lixo Zero Brasil, Gestora do Gabinete Sustentável de Ilhéus (Vereador Vinícius Alcântara) e Gestora do Coletivo Una Lixo Zero, Priscilla Costa.

 “Políticas públicas desenvolvidas pelo Município: o que eu posso cobrar?”, com o ex- Secretário Municipal de juventude e esportes de Ipojuca- Pernambuco, Miquéias Silva ainda foi debatido.

Os participantes realizaram outras atividades no Projeto como vídeos sobre a sua localidade, workshop sobre emendas parlamentares, projetos de lei, regimento interno e votações.


Com informações Ascom Câmara de Porto Seguro 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura realiza Corujão da Saúde

Trânsito no Centro é modificado

Pacientes reivindicam tratamento contra câncer na região

Jânio desmente que pode deixar prefeitura de Porto Seguro

IFBA Porto Seguro abre processo seletivo 2022