Balanço PM: homicídios diminuem 30%

 

No dia 08 de junho, a PM divulgou os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) da região onde o 8º Batalhão atende  - municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, do primeiro quadrimestre de 2022.

Em comparação ao ano anterior, quando foram registrados 47 vítimas de homicídio, a região apresentou uma redução de 30%. Já nos casos de CVLI por municípios os maiores números foram registrados por Santa Cruz Cabrália (70% menor, comparando a 2021) e Porto Seguro com 23% menos homicídios.

Ocorrência Policiais

K9 Kabu

No final da tarde desta sexta-feira, dia 10, a PM do Grupamento de Operações com Cães do 8° Batalhão em patrulhamento pela Rua Frei Coimbra, no bairro Mercado do Povo, localidade com histórico de tráfico de drogas, quando iniciaram a aplicação com o K9 Kabu.

Em uma edificação abandonada, o cão localizou uma mochila carregada com 51 porções pequenas de maconha; 13 porções pequenas de cocaína; 119 porções pequenas de crack; 3 porções médias de maconha; e 1 porção média de crack.

Dupla Prisão

Na noite desta quinta-feira, dia 9 de junho, Policiais Militares do 8° Batalhão flagraram a ação criminosa de dois homens, na Rua Isnard Pena, no bairro Cambolo. Os criminosos, estavam em uma motocicleta e um deles empunhava uma arma, ao tempo que exigia que as vítimas lhe passassem seus pertences. Ao serem abordados pelos militares, a dupla se rendeu de imediato.

O veículo utilizado pelos criminosos estava com registro de furto/roubo, ocorrido no último dia 6, na Praia de Ponta Grande e estava com a placa de um segundo veículo roubado em 18 de março deste ano, na ladeira do aeroporto. A arma era um simulacro.

Além disso, ainda recai sobre a dupla a suspeita de que tenham ligação com uma quadrilha que tem atuado na cidade, praticando roubos a veículos.

Belmonte

A PM apreendeu na madrugada de quinta-feira, dia 9 de junho, uma grande quantidade de crack e maconha. O fato ocorreu na Rua do Beco, no Bairro Embaúba, em Barrolândia, distrito de Belmonte.

Em patrulhamento, os policiais quando se depararam com um grupo de pessoas, que se desvencilhou de uma mochila, jogando-a na  vegetação. Pela atitude suspeita, os militares abordaram o grupo, que foi preso portando 989 porções de maconha, 12 gramas da droga triturada e 406 pedras de crack.

Abordagem

O 8º BPM, diante do aumento no número de roubos e furtos a motocicletas no município de Porto Seguro, decidiu intensificar as ações para coibir a prática criminosa. Segundo o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante do 8° BPM, “essa medida se faz necessária, diante do crescimento dos índices. É uma estatística que vem causando prejuízos à população e que carece de uma resposta imediata por parte da segurança pública", disse.

As abordagens estão sendo realizadas principalmente nas principais vias de escoamento, vielas e acessos que são normalmente utilizados como rotas de fuga por criminosos.

Capitania dos Portos

Na manhã do dia 6, foi realizada a passagem de Comando da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro. Na ocasião, a Capitã de Corveta Tatiana Teixeira de Melo assumiu a função substituindo o também Capitão de Corveta Bruno Faria.

Tatiana é a primeira mulher a assumir este posto. Bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais Mercante (EFOMM), a capitã estava trabalhando no Tribunal Marítimo no Rio de Janeiro e agora passa a ser mais cidadã de Porto Seguro.

Veículo Recuperado

Na manhã do dia 5, policiais do 8° Batalhão tiveram êxito ao encontrar uma motocicleta que havia sido roubada nas proximidades da Praça São Sebastião, no Centro. Em buscas, o veículo foi encontrado na Avenida dos Navegantes e posteriormente restituída ao proprietário. Apesar de continuarem nas buscas pelo suspeito, ninguém foi preso.

Curso

No dia 3, foi realizada a solenidade de encerramento do Curso de Primeira Resposta em Ocorrências com Produtos Perigosos (CPRPP), promovido pelo 6° GBM, que contou com o aluno pelo Soldado PM Emerson Oberdan, do 8º BPM. Na ocasião estiveram presentes à solenidade o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante do 8° BPM, compôs a mesa de autoridades, juntamente com o anfitrião, o Tenente Coronel BM Roque; o Tenente Coronel BM Elber, Comandante do 18° GBM; o Tenente Coronel PM R/R Valter Serpa, Secretario Municipal de Segurança, Defesa Civil, Concessões, Trânsito e Transportes de Porto Seguro; o Major PM Vagner, Comandante da 7ª CIPM; o Major BM Allan Guanaes, Comandante do 10° GBM; e, o Dr. Carlos Rebouças, Superintendente Sinart.

Cabrália

Na noite do dia 2 de junho, policiais militares do 8° Batalhão recebeu um chamado de roubo a uma propriedade, no município de Belmonte. Segundo o denunciante, cinco homens armados invadiram o local e levaram os pertences das vítimas, além um carro e uma motocicleta, seguindo sentido a Orla Norte, de Santa Cruz Cabrália.

Próximo ao distrito de Santo André, os policiais conseguiram encontrar a motocicleta, que era conduzida por um homem que ao receber voz de parada, efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, empreendendo fuga.
Porém, o indivíduo perdeu o controle do veículo, vindo a sofrer um acidente. Detido, o homem confessou ter se desfeito da arma.

Um segundo suspeito foi preso, após perder o controle da direção do carro roubado e colidir contra um obstáculo. Os demais ocupantes do veículo conseguiram evadir pela vegetação.

Orla Norte

Na tarde do dia 1º, um homem foi preso, acusado de ter roubado 2 aparelhos celulares, 1 cartão de crédito e a quantia de R$ 70,00 de um casal de turistas, na Avenida Beira-Mar, próximo à Transilvânia.

O suspeito, que havia fugido entrando em um matagal foi preso e com ele estavam os pertences das vítimas. Um segundo criminoso que também teria participado da ação, inclusive portando uma arma de fogo, segundo testemunhas, conseguiu fugir.


 Com informações da 8° BPM Fotos: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Engenharia de Pesca: atividades pesqueiras e uso de recursos naturais renováveis e ambientais

Cantora de Porto Seguro é selecionada para reality da Band

Saiba tudo o que vai acontecer no São João de Porto Seguro

IBGE realiza Processo Seletivo Complementar para recenseadores

Meio Ambiente: Veracel divulga vídeos socioeducativos