Novo golpe tem assustado empresários em Porto Seguro

Um novo golpe tem assustado moradores de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda na última semana. De forma orquestrada, os criminosos procuram informações sobre estabelecimentos comerciais e telefones de pessoas/familiares ligadas ao referido comércio. Então, por meio de contato telefônico e WhatsApp, criminosos informam que são do PCC - em outras que são do Comando Vermelho – e que prenderam alguns companheiros e que necessitam de dinheiro para tirá-los da prisão. A partir daí, eles ameaçam a pessoa que atendeu o telefone, dizendo que irão atirar ou atear fogo no comercio pertencente à vítima.

Segundo João*, vítima que não quis se identificar, eles entram em contato e ameaçam com agressão psicológica. “ No meu caso só não caímos no golpe, pois um amigo - que caiu no golpe - me alertou. Eles entram no Anúncios do Google e pegam informações de lá.  Ligaram para minha esposa e disseram ser uma Facção do Comando Vermelho, pediram um depósito de R$ 1.500 para não metralhar ou atear fogo na minha oficina. No desespero, minha esposa me ligou chorando. São muitas pessoas caindo no golpe”, ressaltou.

Marcio*, que também passou pela situação, explicou e alertou os amigos a não darem informações a respeito para os criminosos e manter a calma. “é preciso ficar atento e não informar nome de ninguém, pois muitas vezes estes indivíduos tentar arrancar informações de algum dos nossos familiares. Quando ligaram para nós, diziam que era um tal de Fabiano da Facção Comando Vermelho ligada a um tal de Faraó. A hora que disseram para minha esposa sobre meu nome comércio e endereço ela ficou desesperada. As informações todas foram colhidas no Google”, explicou.

Terror

Antonio* revelou que este golpe está acontecendo direto e fazem terror psicológico para conseguir o que quer. “Um amigo que tem uma loja no Shopping Oceania, outro do Shopping Avenida também sofreram com o golpe. Para a minha esposa, eles ligaram dizendo que eram hóspedes e que ela devia dinheiro. Depois mandaram foto de uma mesa com umas 15 armas e um quadrinho com um cara tomando vários tiros na cabeça. O celular dela é 011 e ela disse que não morava em Porto Seguro e sim em São Paulo. Aí eles disseram que ia ser ainda pior, dizendo que iam contatar o pessoal do PCC. Aí percebemos o golpe. Na próxima vez que ligaram eu atendi e ‘peitei’ o cara. E ele não ligou mais. Os criminosos preferem vitimar as mulheres, por conta da fragilidade e no medo. Eles agem na maldade e com requintes de crueldade, mandando fotos horríveis e, no impulso, se você tem aquela quantia, você entrega”, comentou.

Daniela* disse que no domingo e na segunda-feira foram 6 vezes as ligações dos golpistas. “Diziam que era o Jefão Adriano e mandaram fechar o restaurante e mandar pix. Na hora percebi que se tratava de um golpe”, contou.

Na padaria de Irma* ligaram 2 vezes só neste final de semana. “Quando disseram que era do Comando Vermelho eu desliguei na cara”, disse.

Otávio* salientou que os criminosos falam que são do PCC, porque as pessoas sabem que eles são agressivos e capazes de matar e de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos. “Aí plantam o terror e muitos conseguem tirar dinheiro das pessoas, enquanto muita gente ainda não sabe do golpe. Por isso precisamos divulgar”, completou.

PM

Segundo o Major da Polícia Militar, Lima Neto, este tipo de golpe não se restringe à região, e tem sido praticado em todo o Brasil. “A recomendação do comando do 8º Batalhão é que já no início da conversa com os golpistas, bloqueie o contato em que está sendo feito e informe a Cicom, através do canal 190. É necessário fazer o registro de Boletim na delegacia também, pois é a Polícia Civil quem vai fazer o serviço de investigação e chegar aos autores do crime. A Polícia Militar está atenta aos fatos e em caso de o cidadão sentir qualquer grau de insegurança pode acionar a PM pelo 190, ou pelo Disque Denúncia  - WhatsApp (73) 99871-8470”, finalizou.

*os nomes foram trocados para preservar a identidade dos envolvidos


Foto: Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Tubarão- Tigre é capturado em Coroa Vermelha

Prefeitura prorroga desconto de 15% no pagamento a vista do IPTU

Em ação conjunta, PM e PC cumprem mandados de prisão em Belmonte

Porto Seguro tem campeões mundiais de Beach Tennis

Sub 11: Escolinha de Porto Seguro é destaque em Salvador