Racismo: turista é preso no Arraial d´Ajuda

Um turista de São Paulo foi preso por injúria racial, desacato e resistência, em um restaurante na rua do Mucugê, no Arraial d’Ajuda. O homem identificado como Estevam Alves Pinto, praticou injúria racial contra João Gonsalves da Silva, a quem chamou de macaco. O fato aconteceu na noite de quinta-feira, 03/03.

Segundo relatos, antes desse episódio, o turista já teria cometido injúria com um comerciante local que, ao vê-lo em frente ao seu estabelecimento fazendo uso de maconha, pediu para que saísse. O homem se exaltou proferindo xingamentos sobre sua condição física.

Agressão

João Gonsalves da Silva, conhecido carinhosamente como curador, disse que estava passeando pela rua, quando recebeu a agressão gratuita. “Estávamos eu e um amigo passando pela rua e ele começou a me chamar de macaco. A polícia foi chamada e ele preso. É uma falta de respeito com as pessoas este preconceito. Nenhuma pessoa merece passar por isso, é inaceitável, é injusto. E peço a Deus para que ele seja punido. Eu exijo respeito”, ressaltou.

 Testemunhas que presenciaram o fato chamaram a Polícia Militar. Ao ser abordado, em tom de deboche, o homem começou a filmar a ação da PM, ao mesmo tempo que pede a um amigo da mesa filmar também. O turista, que recebeu voz de prisão se recusou a acompanhar a polícia, que conteu o agressor, ao coro de vozes gritando ‘racista’ e ‘respeito’, dos diversos populares que estavam na rua. O meliante foi algemado e conduzido para a delegacia de polícia para devidas providências. Segundo informações do Jus Brasil, esta parece não ser a primeira vez que o turista comete injuria e difamação: já há dois processos sob esta alegação.


Foto: reprodução de video do YouTube

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Bahia tem redução de mortes pelo 5º mês consecutivo

Coelba descumpre ordem judicial em terrenos privados de Porto Seguro

Moradores e empresários realizam doação ao 8º BPM

Prêmio por Desempenho Policial terá aporte de mais de R$ 13 milhões do governo estadual

Decreto institui Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde na Bahia