Fiscalização apreende pássaros no Mundaí

 

Atendendo denúncia anônima de que em uma residência no bairro Mundaí estariam várias gaiolas com pássaros silvestres, no dia 26/05/20, a Equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, com o apoio da CIPPA, se dirigiu ao local onde constatou a presença de diversas gaiolas onde os bichos eram mantidos.

De acordo com o coordenador da equipe de fiscalização, a maioria era de canários-belgas, espécie exótica, não pertencente à fauna brasileira, que, obviamente, é original da Bélgica. Segundo o coordenador, no entanto, "apenas a linhagem a que ele pertence é que veio daquele país, pois os antepassados dos exemplares dessa e de outras variedades têm raízes nas ilhas Canárias, um arquipélago do Atlântico, junto ao continente africano".

Ele informa ainda que "como não constatamos maus tratos nessa espécie, não realizamos a apreensão". Mas havia também canários da terra, um chorão e um coleira do sertão. "Esses foram apreendidos e realizamos a soltura em uma área extensa de Mata Atlântica". O responsável foi autuado e será arbitrada a multa de acordo com a legislação ambiental vigente.

Monitoramento de parque marinho

No Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, as equipes de Guarda Parques e de Fiscalização Ambiental continuam realizando o monitoramento e fiscalização dentro e no entorno de toda a sua área de proteção. O objetivo é combater a pesca predatória, a visitação sem autorização, assim como outros possíveis crimes ou danos que possam ser causados ao parque.


Fonte: Ascom PMPS