'Diálogo do Uso do Solo' discute soluções e estratégias de sustentabilidade

Entre os dias 8 a 10 de agosto, diversos representantes do setor produtivo, organizações da sociedade civil, governos, comunidades, instituições de ensino e pesquisa e povos indígenas participaram do evento Diálogo do Uso do Solo.

Na ocasião foi realizada a etapa Diálogo de Campo, no corredor ecológico entre o Parque Nacional do Pau Brasil e a Estação Veracel. O encontro realizado pelo Fórum Florestal da Bahia, Diálogo Florestal e The Forests Dialogue, contou com o apoio da Veracel e do World Resources Institute (WRI) Brasil.

Conhecimento e Processo

O objetivo do Diálogo de Uso do Solo é reunir conhecimentos e liderar processos que influenciam negócios responsáveis, melhoram a governança de territórios e promovem o desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes. A finalidade do encontro foi construir uma visão compartilhada da paisagem para os próximos dez anos, definir ações prioritárias, mapear fontes de financiamento e compartilhar ações a serem realizadas para implementação da visão construída.

Segundo a coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel, Virginia Londe de Camargos, “esta etapa do Diálogo do Uso do Solo em campo é muito importante, pois envolve os diversos usos da terra no corredor ecológico entre a RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil, analisando a paisagem e as melhores alternativas para conservação ambiental, em um verdadeiro planejamento. Isso com certeza irá colaborar para a manutenção dos serviços ecossistêmicos dessas duas unidades de conservação”, afirmou.

A secretária executiva do Fórum Florestal da Bahia, Victoria Rizo,revelou que este evento oportuniza a vivência da realidade de quem tem a consciência de que produção e preservação precisam caminhar juntas. “O LUD busca encontrar as soluções para que os desafios sejam superados e, mais importante, soluções que sejam desenvolvidas em conjunto e com a participação direta de quem vive os desafios”, explicou.

Visita

Durante o encontro, foram visitadas áreas relevantes na região - a Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Pau Brasil e, juntamente com a Estação Veracel e seu entorno, abrange uma área de importância-chave para a conectividade de grandes remanescentes florestais de Mata Atlântica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, dentre os quais o Parque Nacional do Pau Brasil (19.000 ha), a RPPN Estação Veracel (6.069 ha) e outras RPPNs, além das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais de propriedades rurais. O intuito foi tentar entender como as organizações que participam podem colaborar para o enfrentamento dos desafios.


Com informações e fotos: Veracel Celulose

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Eunápolis sedia Fórum Brasil Agroflorestal em setembro

Veracel ilustra BA-658 e benefícios para a comunidade em mapa

IFBAmbiental implanta Ecoponto visando conscientização para coleta seletiva

Ecoponto do IFBA também recolhe lixo eletrônico

Veracel monitora temporada reprodutiva de tartarugas marinhas