Exposição sobre lixo marinho também marca 1º Ecoba

Além do Congresso sobre as Bacias Hídricas, o evento também recebeu a mostra da Coleção Didático-Científica de Lixo Marinho da Universidade Federal do sul da Bahia (UFSB). A exposição tem dois objetivos: ser repositório de itens de referência sobre lixo marinho encontrado no Sul da Bahia; e apoiar as ações de sensibilização da comunidade que visem o combate do lixo no mar.

Segundo o responsável pela exposição, o professor e assessor de Sustentabilidade da Reitoria da UFSB, Leonardo Moraes, revela que atualmente, a Coleção conta com um acervo com itens comumente encontrados nas praias, materiais de origem doméstica, comercial e de recreação. “Mas também podem ser vistos itens de origem internacional, a exemplo de uma peça de navio fabricada na Síria, caixa de leite da Alemanha e Garrafas de Bebidas da China e do Japão. Estes materiais, além de apontar as principais fontes de lixo no litoral sul-baiano, demonstram também que, uma vez no mar, o lixo produzido pelas atividades humanas pode viajar por centenas ou milhares de quilômetros para, impactando áreas diversas do planeta”, ressalta.

UFSB

O material faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Lixo Marinho, coordenado pelo Prof Leonardo Moraes, e do Laboratório de Recursos Pesqueiros e Aquicultura vinculado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB.

“E tem sido utilizado para a conscientização seja em eventos como como o Dia Mundial da Limpeza de Praias, e do Meio Ambiente como em escolas públicas e privadas da região. No início de junho de 2022, a Coleção teve espaço no "Marina Week", evento realizado no Memorial da América Latina em São Paulo, o qual foi organizado pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos e pela Scientific American Brasil”, finalizou.


 Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Arraial d’Ajuda recebe 1º EcoBA 

Recife Digital é a nova proposta do Coral Vivo para conhecer o fundo do mar 

Sul da Bahia terá o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios

Ave extremamente rara é fotografada em Belmonte

Tartarugas: o que fazer se encontrar uma?