Recife Digital é a nova proposta do Coral Vivo para conhecer o fundo do mar

Um mergulho no conhecimento. Esta é a proposta do Projeto Coral Vivo quando se fala em apresentar a vida marinha. E para mostrar o que acontece no fundo do mar, e que dificilmente será visto a olho nu, o projeto criou o Recife Digital – um espaço que já existia dentro do Arraial Eco Parque, mas que mantinha um aquário recifal e que hoje tem a tecnologia a seu favor.

O local, passou por uma reforma eliminando o aquário e, no local dele, foram instaladas duas telas holográficas, que exemplificam como acontecem dois fenômenos: a desova e o branqueamento dos corais. No recinto, além das telas, há ainda nichos explicativos na instalação e em um deles há ainda a possibilidade de ver os corais, tocá-los e sentir sua textura e monitores para tirar as dúvidas dos presentes e explicar um pouco mais sobre o trabalho do Projeto Coral Vivo e sobre a vida marinha.

Nesta sexta-feira, dia 24 de junho, o Recife Digital foi inaugurado, em um evento para convidados. Na ocasião estiveram presentes, Maria Teresa Gouveia, Coordenadora de Políticas Públicas; a bióloga Thais Melo, Coordenadora de Educação; a oceanógrafa Flávia Guebert, Coordenadora Geral do Projeto Coral Vivo; Carlos Henrique Lacerda, Chefe da base de pesquisas; Barbara Castro, Diretora de criação do Recife Digital e Marinah Raposo, arquiteta responsável pela montagem executiva do recinto.

Local

Na ocasião, Bárbara explicou a concepção do projeto. “Há mais de um ano estamos projetando e a ideia foi juntar informações sobre os corais e disponibilizá-las usando a tecnologia das holografias em duas telas dentro do recinto. Além disso há um espelho animado, onde as pessoas podem se ver junto a beleza e a biodiversidade do ambiente marinho, onde todas as animações tem consultoria científica, ressaltando contribuição do Projeto Coral Vivo à sociedade”, salientou.

Marinah também falou sobre a montagem do Recife Digital com muito orgulho e agradecimento. Eu já participei de outras exposições baseadas em projetos científicos e me realizei trazendo ao público o que é visto somente dentro dos laboratórios. Iniciamos o projeto do Recife Digital com muita preocupação de qual seria o impacto gerado nas pessoas e em como estruturar o ambiente com materiais sem poluir e sem causar danos à natureza”, acrescentou.

Importância

Na inauguração, Flávia contou um pouco sobre a história do Coral Vivo e da importância do projeto para o estudo e pesquisa do ambiente marinho. “O Coral Vivo chegou em Arraial em 2003 em busca de estudar os recifes de coral. A Bahia é um lugar muito especial pois é a região com a maior biodiversidade marinha. Foi aqui, dentro do Eco Parque, há 18 anos, que iniciamos as primeiras pesquisas relevantes acerca os recifes e coral, sua reprodução e diversos outros segmentos de estudo nesse nosso jardim, que é o mar. Nosso trabalho tem como objetivo, agora, mais do que nunca, mostrar, informar e fazer as informações relevantes chegarem até a sociedade, estes estudos e descobertas sobre o recife de corais, que nada mais é que uma cidade embaixo do mar, onde vivem peixes, polvos e outros invertebrados, responsáveis inclusive pela subsistência da cadeia turística e pesqueira da região”, declarou.

Carlos Henrique, que é chamado carinhosamente por Caíque falou da importância da parceria Petrobras e Arraial Eco Parque para as pesquisas de corais no Brasil. “A base dentro do parque começou com um viveiro e hoje tem inclusive um laboratório, que permite diversas formas de trabalho e de pesquisa. Os viveiros iniciaram com uma proposta de reprodução e que hoje já estuda o cruzamento de espécies e a preservação a partir da criopreservação. Já no laboratório por meio de um microcosmo, conseguimos verificar algumas das alterações de forma controlada em ambientes diversos como é o caso do estudo pioneiro no Brasil do impacto do uso de protetor solar em locais onde existem os recifes de corais, e as consequências da chegada do óleo na região para este ecossistema”, explicou.

Para conhecer mais sobre o Projeto Coral Vivo, acesse aqui o site.


 Fotos: Débora do Carmo 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Programa de estágio da Veracel tem 24 novos colaboradores

Construção da BA-658 tem orientações ambientais e apoio à comunidade

Veracel e parceiros promovem Dia de Campo na Fazenda Bom Sossego

Sul da Bahia terá o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios

Ave extremamente rara é fotografada em Belmonte