Veracel e parceiros promovem Dia de Campo na Fazenda Bom Sossego

Nesta terça-feira, dia 7 de junho, a partir das 8h, a Fazenda Bom Sossego, localizada em Porto Seguro recebe a ação de conscientização ambiental Dia de Campo. O evento voltado para produtores rurais, técnicos e representantes de órgãos ambientais da região, faz parte da campanha que a Veracel Celulose lançou em abril e acontece até o final do ano, em 11 municípios da Costa do Descobrimento, onde a empresa atua.

 O objetivo do Dia de Campo é a conscientização para o cuidado e conservação de áreas de proteção ambiental e preservação da biodiversidade local. O projeto que tem o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (Pafs), Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro, Ministério Público, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), movimento Plogging de Porto Seguro, e Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa), ainda inclui visitas a proprietários rurais vizinhos da empresa.

De acordo com o coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel, Flávio Luiz de Souza, a ideia é “reforçar a relação de confiança e fortalecer a aproximação com vizinhos, que são estratégicos para os cuidados com o meio ambiente”, afirma.

Outras abordagens

 Além das visitas, o projeto também tem como mote o combate à caça de animais silvestres, prática ainda existente na região e que afeta a fauna local; a prevenção dos incêndios florestais, problema visto não só no território; e os impactos da criação clandestina de gado em áreas de preservação ambiental, prejudica nascentes e cursos de rios, além de provocar a destruição de áreas de vegetação natural, principalmente porque o gado pisoteia o solo.

Epaminondas Peixoto Júnior, da Adab revela que a expectativa é que a campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais. Essa também é uma preocupação de Ernandes Ferreira da Silva, do PAFS. “Nem sempre conseguimos estar em todos os lugares, conscientizando e fiscalizando. Então, é importante contar com a participação e engajamento de todos. A conscientização é a saída. Com essa iniciativa, o produtor rural vai ser mais um agente multiplicador do conceito de proteção ambiental”, revela.

Para o diretor executivo da Abaf, Wilson Andrade, eventos como este, que contribuem para que o setor florestal se expanda e se desenvolva sobre bases sustentáveis são imprescindíveis. “Trabalhamos por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos florestais. A Abaf e associadas, desenvolvem ações de impacto econômico, social e ambiental, a exemplo dos Dias de Campo do Programa Mais Árvores Bahia realizados em parceria com a CNA e do Pafs. Por meio desse programa, buscamos promover a diversificação e sustentabilidade das atividades rurais. O trabalho ainda se dá para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no setor – e seu uso múltiplo – para melhor atender a população, além de gerar emprego e renda”, completa.

Confira a Programação:

8h00 – Café

8h55 – Boas Vindas – Epaminondas Peixoto (Adab)

9h00 – Fazenda Bom Sossego e os cuidados com o meio ambiente - Juliana Doria

9h20 – Ações do plogging no descarte correto dos resíduos - Lisianne Meira Maia Gama e Sebastião Gama (coordenadores do Plogging em Porto Seguro)

9h40 – Ações da Promotoria na proteção ambiental - Maurício Magnavita (MP)

10h00 - Ações da ADAB na fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos - Flávia Fernandes (Adab)

10h20 – Benefícios ambientais com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) - ABAF

10h40 - Ações da Cippa no combate a caça predatória de animais silvestres – Cippa

11h00 - Ações do Inema na preservação das aguadas - Patrícia Neves (Inema)

11h20 - Ações da brigada na prevenção e combate a incêndios florestais - Brigada de Incêndios (Veracel)

11h40 – Plantio de mudas nativas

12h00 - Intervalo

14h30 – Visita ao plantio de açaí e à indústria de polpas (degustação)


 Com informações da Ascom Abav/Adab Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Projeto Amigos da Fauna da Veracel completa um ano

Celeiro Orgânico participa de maior feira da América Latina

APA Santo Antonio realiza reunião para formação de Conselho Gestor

Veracel apresenta Relatório de Sustentabilidade de 2021

Sul da Bahia terá o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios