Celeiro Orgânico participa de maior feira da América Latina

Entre os dias 8 e 11 de Junho acontece a maior feira maior feira de orgânicos da América Latina, Bio Brazil Fair - Universo Orgânico de Inspiração. E o Celeiro Orgânico  - uma agroindústria familiar, a primeira certificada orgânica no Extremo Sul da Bahia, que também tem segmentos horta orgânica certificada, localizada na zona rural de Porto Seguro próxima a Orla Norte fará parte das diversas empresas que estarão expondo e vendendo seus produtos no Centro de Exposições Anhembi, na capital Paulista.

A Feira é a maior vitrine do mercado orgânico no continente e há 15 nos é realizada trazendo oportunidades aos expositores, fortalecendo relações comerciais e reunindo que há de melhor em produtos orgânicos certificados em alimentos, moda, cosméticos, higiene e serviços.

2015

O Celeiro Orgânico existe desde 2015 e veio da cidade de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul. Em Porto Seguro está instalada há cerca de 2 anos. Para o evento, a empresa levará os chips orgânicos produzidos. Juntamente com ela irão mais 12 agroindústrias da Rede de Agroecologia Povos da Mata convidadas para participar e representando os produtos processados.

Segundo a gestora do Celeiro Orgânico, Adriana da Rocha Severino, 10 pessoas irão representar as 12 agroindústrias da Rede Povos. São Paulo é um grande consumidor de produtos orgânicos no Brasil. É a primeira vez que as agroindústrias da Rede Povos da Mata - certificadora orgânica, que viabiliza aos pequenos agricultores, indígenas e quilombolas o acesso a certificação de seus produtos sustentáveis de forma participativa, são convidados para a Bio Brazil Fair”, explica, revelando que a agricultura orgânica do Extremo Sul da Bahia nasceu em Porto Seguro.

Produção

Adriana revela que sua agroindústria produz pães, cucas, bolos, uma linha sem glúten, granolas e muitos outros produtos. “Na certificação vegetal produzimos hortaliças, frutas e legumes. Os produtos processados e vegetais são comercializados semanalmente através de cestas orgânicas que são entregues em Santo André, Cabrália, Coroa Vermelha e Porto Seguro”, conta.

A expectativa pelo evento é grande e o objetivo, segundo Adriana é  apresentar os produtos para o Brasil, fechar parcerias para distribuição e vendas. “Pois além dos processados também vamos divulgar os produtos orgânicos que nossa cidade tem a oferecer, como Banana da terra, coco e muitos outros cultivados aqui para fortalecer a agricultura orgânica. Pois plantamos orgânicos  para colher saúde”, destaca.

O empreendimento também oferece a oportunidade de participar do Roteiro Terra Mãe do Brasil  - Seus Caminhos, Segredos e Sabores, o Turismo de Experiência Rural local. “O roteiro é aberto ao público, mediante visitas agendadas previamente. O passei consiste em conhecer o dia a dia da produção orgânica em Porto Seguro, participar de uma pequena trilha na propriedade, andar pelas plantações, conhecer a história do início da certificação participativa, como é cultivo e uso de insumos.  E no final da visita uma prosa e um lanche saudável com os produtos da agroindústria”, explica. Mais informações, acesse aqui. 


 Imagem/ Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Ação Coletiva cria Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria

Extremo Sul recebe campanha de conscientização da Veracel

Governo lança Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde na Bahia

Costa do Descobrimento recebe aporte a projetos de Agricultura Familiar

Guia para agroindústria visa ajudar famílias do ramo agroecológico