Guia para agroindústria visa ajudar famílias do ramo agroecológico

Uma parceria entre o Sebrae e a Muká Plataforme Ecológica lançou o Guia para Regularização de Agroindústria da Família Agroecológica. O material é voltada para quem já beneficia alimentos e deseja se regularizar, bem como quem está buscando informações para iniciar um empreendimento no ramo familiar, como produção de chocolate, geleias, alimentos desidratados, entre outros.

A cartilha vem para atender a uma demanda de agricultoras e agricultores interessados em regularizar as suas unidades de processamento de alimentos e compila as informações mais relevantes em uma cartilha completa.

Função

O diretor executivo da Tabôa Fortalecimento Comunitário – correalizadora do guia -, Roberto Vilela, o material tem como função auxiliar quem deseja trilhar este caminho. “Ao iniciar a Plataforma Muká,  foi realizado um diagnóstico dos principais gargalos para o desenvolvimento da agroecologia para definir as frentes de atuação. Um deles foi a regularização de agroindústrias, onde dezenas delas tem dificuldade de dar esse passo necessário para o acesso a mercados formais. Os desafios passam pelo entendimento da legislação brasileira sobre o tema, que é complexa e com informações difusas”, revelou.

O guia traz referências sobre regularização jurídica, fiscal, tributária, sanitária, ambiental e rotulagem de alimentos orgânicos, além de boas práticas de fabricação e manuais e serve como material de apoio para estes empreendedores e está disponível em duas versões: a navegável, que pode ser acessada por aqui e em PDF, no site da Muká https://www.muka.org.br/publicacoes/ . Há também um tutorial explicando como navegar pelo Guia On-line


 Com informações da Ascom Plataforma Muká Foto: Tabôa/Analee

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Bahia adere ao Pnatrans

BA: cartilha com orientações para o período eleitoral é lançada

Governo baiano torna facultativo o uso de máscaras em áreas abertas

Porto Seguro será sede do Governo Federal no 22 de abril

Porto Seguro deve receber mais 290 voos exclusivos da CVC