Clube da Amizade realiza reciclagem e feira sustentável

O Clube da Amizade em Porto Seguro tem sido exemplo no quesito sustentabilidade. Há um ano e dois meses, sempre no terceiro sábado do mês, das 9h às 12h, a entidade se dedica à campanha de reciclagem e recebe em sua sede mais de meia tonelada de materiais plásticos, papéis, alumínio e demais artefatos que deixam de se tornar lixo.

A iniciativa começou no Dia da Limpeza, realizado pelo Plogging porto seguro e não parou mais. Segundo a presidente do Clube da Amizade, Ione Maria Santos Bittencourt Oliveira, a campanha tem engajado os moradores da região que, conscientes de seu valor, separam seus resíduos e depositam no Ecoponto local.

“São arrecadados aproximadamente 550 a 600 kg de resíduos destinados a reciclagem e destinados a JC Recicladora Ambiental, empresa do Jackson Nunes Melo. Apenas o vidro, não vai para a empresa, pois tem outro destino: a empresa Italuiza em Trancoso. A renda fica para as empresas. Nós, do Clube não ganhamos nenhum centavo com a realização do Ecoponto, em si”, comenta.

Produtos Sustentáveis

Há 4 meses, nos dias da coleta, o Clube realiza também uma feirinha de produtos sustentáveis, que assim angaria fundos para a entidade, revela a presidente. “A ideia era convidar alguns artistas, artesãos e pequenos empreendedores dentro da proposta de economia solidária, para montarem seus stands no Clube da Amizade, durante o Ecoponto. Neles, associadas da entidade vendem plantinhas ornamentais e mudas de ervas medicinais. A quantia arrecada com as vendas serve para ajudar nas despesas de manutenção do Clube” ressalta.

Ione salienta que o Clube se engajou no projeto porque acredita que assim contribuem para que parte do lixo da cidade seja realmente reciclado e não vá para o lixão ou para o aterro sanitário.

“Além disso, também estamos apoiando artesãos e microempreendores a mostrar seus respectivos produtos. Como também espalhar o verde na cidade com venda e troca de plantinhas”, finaliza, reiterando que a entidade aceita doações de plantas e convida a população a trazer seus recicláveis e doar uma plantinha.

O Clube da Amizade fica na Rua Bernardo Spector, 212 - Centro - (próximo ao Estádio e Posto de Saúde).

Material para Reciclagem

(Armazenar em sacos ou caixas e lavar para evitar proliferação de insetos e aproximação de animais):

Vidros

Metais

Plásticos

Embalagens

Isopores

Papel/Papelão

Eletrônicos

Pilhas/Baterias

Lâmpadas


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Coral Vivo encontra no Arraial mais uma 'caixa misteriosa'

Tampinhas pet tem nova destinação e viram arte

Frente Parlamentar Mista Ambientalista do Extremo Sul da Bahia é lançada

Estação Veracel completa 23 anos de proteção da Mata Atlântica

Rotary Club do Arraial promove 1ª Feijoada Solidária