Tampinhas pet tem nova destinação e viram arte

A criatividade e a forma de ajudar a mãe natureza proporcionam arte e conhecimento, quando engajados de forma coerente. Foi assim que a Arte com Vida iniciou um trabalho inteligente e social com tampinhas de garrafa pet, e as transformam em coletores de lixo.

O trabalho foi iniciado ano passado na Semana Lixo Zero, em uma oficina  de Coletores Seletivos, realizada pelo Instituto Plogging e Senac Porto Seguro. O objetivo é reutilizar as tampinhas de garrafas pet e reduzir a quantidade deste tipo de resíduo sólido descartado de forma inadequada no meio ambiente.

Segundo a apoiadora Institucional dos distritos de Arraial d' Ajuda e Vale Verde na Prefeitura Municipal de Porto Seguro e Atriz Social, idealizadora do Coletivo Drs. da Alegria da Ajuda e Coordenadora das ações e eventos da Arte com Vida, Alessandra Cantalovo, para cada coletor padrão são utilizadas 648 tapinhas plásticas.

“Em nossas apresentações como Doutores da Alegria, utilizamos alguns coletores. Ao todo são 2.584 tampinhas, que tem uma nova utilização e não estão poluindo a natureza. Além disso, durante a pandemia a mesma iniciativa foi realizada em Arraial d' Ajuda na Associação Beneficente de Arraial d'Ajuda (ABAA)”, explicou, a coordenadora.

Arrecadação

Para auxiliar na arrecadação, Alessandra informa que voluntários fazem a recolha do material, bastando apenas informar ao grupo pelo WhatsApp (73) 98855-8575. “Restaurantes, Hotéis, Barracas de Praia e Bares podem participar da campanha e moradores também. A partir de dezembro estaremos com o Ponto de entrega das tampinhas, na Casa do Romeiro, na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, a praça da Igreja de Nsa. Sra. da Ajuda”, ressaltou.

A coordenadora informou que os estabelecimentos Portinha Restaurante, Tororão, Don Fabrício, La Torre, Salgadinhos Du Porto, Dona Chica Salgados, entre outros, além de Agentes Comunitários de Saúde dos Postos de Saúde do distrito, Secretaria de Saúde Casa Dia e a Pastoral da Criança já são parceiros da campanha e recebem as tampinhas.

“Além de coletores seletivos, estamos organizando oficinas para fazer porta-panelas, vasos de plantas, quadros com mosaicos e instrumentos musicais, feitos com tampinhas e outros materiais que reciclamos”, finalizou Alessandra.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Frente Parlamentar Mista Ambientalista do Extremo Sul da Bahia é lançada

Estação Veracel completa 23 anos de proteção da Mata Atlântica

Filhote de jacaré é resgatado em Trancoso

Dia da Limpeza recolhe mais de 2 toneladas de lixo das praias

Coral Vivo tem oportunidade de extensão para universitários