Incêndio atinge vegetação próxima à Reserva da Jaqueira

Uma área de vegetação em Porto Seguro foi atingida por um incêndio na noite de terça-feira, 05/10/21. O local fica perto da Reserva da Jaqueira, comunidade indígena onde vivem membros da etnia pataxó mas ninguém ficou ferido. O incêndio foi registrado através de imagens de câmeras de celular. Nos vídeos, é possível ver o momento em que o fogo consome a vegetação e se espalha pelo local.

Uma equipe do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros foi ao local e levou cerca de duas horas para controlar e debelar as chamas. Indígenas da região também ajudaram no combate ao fogo, que se aproximou de um mangue.

Não há informações sobre o que teria iniciado o fogo, nem a extensão da área destruída. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Seguro está em busca das informações e a Polícia Civil abriu um inquérito para descobrir se o incêndio foi acidental ou criminoso. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), até esta quarta-feira, 06/10, a Bahia regristrou 29 focos de calor em 13 cidades do estado.

As cidades que registraram focos de calor são: Teixeira de Freitas (4), Floresta Azul (3), Manoel Vitorino (3), Maracás (3), Santa Cruz Cabrália (3), Irajuba (2), Itacaré (2), Itapé (2), Jucuruçu (2), Pau Brasil (2), Potiraguá (2) e Itarantim (1).

De acordo com o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (Seia), os focos de calor são monitorados pelo Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) através da análise das imagens de diferentes satélites que rastreiam a superfície terrestre diariamente ou várias vezes por dia.


Com informações do Portal G1 - Fotos: Divulgação