Incêndio florestal na Aldeia Velha é controlado

 

A operação de combate ao incêndio florestal na Aldeia Velha, em Arraial d’Ajuda, em fase avançada de controle segue plano de trabalho envolvendo duas frentes de ataques para eliminar os focos restantes de fogo.

A primeira empenha-se na abertura de valeta com o uso de motosserra, enxadas, facões e pás, além de rescaldo no perímetro para impedir o avanço das chamas subterrâneas que atingem a vegetação do tipo turfas. Já a segunda frente identifica os pontos de chamas do dia anterior, realizando o isolamento. Está sendo eficiente o uso do helicóptero do GRAER e da aeronave tipo Air tractor para diminuir a temperatura e aumentar a umidade do local, permitindo a efetividade do combate em campo.

Próximo ao desfecho final deste incêndio iniciado dia 04/03/21, mais treze brigadistas do Ibama reforçaram a ação integrada, em um comando envolvendo representantes de vários órgãos como Funai, PrevFogo, Inema, Sema, Corpo de Bombeiros, voluntários para trabalho voltado à alimentação e logística, Polícia Militar com helicóptero do Graer, Administração Distrital de Arraial d’Ajuda e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Fonte: Secom PMPS