Centro de monitoramento emite alerta de risco de inundação em Cabrália

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta dia 15/01/21, sobre o risco moderado de possibilidade de inundação brusca em córregos e canais que cruzam a área urbana do município de Santa Cruz Cabrália.

De acordo com o alerta, há áreas de instabilidade atuando sobre o município e os riscos são apontados em áreas de Nova Cabrália, Capitão Luís de Matos, Yaya, Coroa Vermelha e Santo André. “Segundo a tábua de marés, o coeficiente de marés do dia é alto (83). Os acumulados de precipitação são de até 17 mm em 1 hora na região próxima à BR 367, que dá acesso ao município.

“A previsão meteorológica indica continuidade de chuva de intensidade moderada a forte. Nessas condições, o cenário de risco hidrológico no município pode provocar inundação e enxurradas nos rios e córregos do município”, diz o alerta.

O Centro de monitoramento recomenda atenção às áreas de risco mapeadas. E estima “que 1.874 pessoas em 491 moradias estejam expostas ao risco”. Junto com o alerta, o centro de monitoramento emitiu informativo com ações de proteção e Defesa Civil. Em caso de risco de nível moderado, caso o fenômeno ocorra, espera-se impacto moderado para a população.

Recomenda-se, dentre outras, o sobreaviso das equipes municipais; acompanhamento de boletins meteorológicos e o quantitativo da chuva por meio dos pluviômetros (se houver); mobilizar e informar os órgãos parceiros da abertura e do nível do alerta; acionar os órgãos de limpeza caso seja detectado lixo excessivo nas ruas; fazer vistoria na área de risco e acompanhar a situação e sua possível evolução; manter plantão permanente de monitoramento. A população deve ficar alerta aos riscos.

Dois números de contato foram divulgados para comunicar ao CENAD ocorrências que resultem em danos humanos, ambientais e/ou materiais: 0800-6440199 ou whatsapp (61) 9 9931-9171).


Fonte: Cemaden