Caraíva sofre com lixo acumulado há mais de uma semana

Moradores de Caraíva reclamam de acúmulo de lixo nas ruas da vila. De acordo com o perfil Notícias de Caraíva, no Facebook, o lugarejo “está enfrentando mais uma vez problemas com a coleta do lixo convencional. Há mais de uma semana que não é feita a retirada do lixo.”

O Notícias de Caraíva afirma ainda que “segundo informações do administrador da Vila, o sistema de coleta está funcionando com apenas uma carroça, o que não é suficiente para atender a demanda da vila após a reabertura para o turismo, em 01/09/20. A localidade voltou a receber turistas nesta data, após alguns meses fechada para a atividade devido à pandemia do novo coronavírus. Com o aumento no fluxo de pessoas circulando na vila, aumenta também a produção de lixo.   

Normalmente, o lixo é coletado às quartas-feiras e sábados, por até três carroças, atendendo a Aldeia Xandó e a vila, mas segundo o perfil de notícias, desde o início de setembro, apenas uma carroça está prestando o serviço.

A informação é de que a administração municipal já tem conhecimento desta deficiência no sistema de coleta de lixo. “Normalmente é a própria comunidade, por meio dos seus comércios, que se responsabiliza financeiramente por suprir a ausência de uma coleta de lixo eficaz durante os meses de verão. A Prefeitura de Porto Seguro garante a contratação de apenas uma carroça com funcionário”, diz o Notícias de Caraíva.

De acordo com a produtora de eventos e moradora Alethea Costa, o lixo recolhido no Dia Mundial de Limpeza (19/09/20), sucatas que foram retiradas de terrenos e de área ambiental, já foi todo coletado. Mas “o lixo comum, que deveria ser retirado às quartas e sábados ainda segue na vila. Esperamos que amanhã haja o recolhimento total”, diz.


Fotos: Facebook Notícias de Caraíva