Ações do Dia Mundial da Limpeza já começaram

 

O Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro está promovendo uma grande mobilização para o Dia Mundial da Limpeza 2020, dia 19/09, começando às 8h. A instituição já divulgou lista de locais onde ficam os ecopontos, ou pontos de coleta de material reciclável, e eles já estão funcionando, posicionados no Centro, nos bairros, em Vera Cruz, Vale Verde, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Clique aqui e confira os locais de coleta de vidro, papel, plástico, metal, pilhas, eletrônicos e roupas para doação.

A ação reúne um verdadeiro exército para o bem comum, mas, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, este ano, as atividades serão realizadas de forma diferente. Com o tema “Eu cuido do meu quadrado”, cada pessoa é convidada a cuidar do seu próprio lar, espaço ou ambiente de trabalho. A proposta é cada um fazer seu próprio mutirão de limpeza. Até lá, algumas ações já estão acontecendo.

As pessoas já podem começar a separar objetos conforme sua composição, cada um no seu balaio. A ação é válida também para eliminação do foco de dengue, e para ir além da limpeza física. No mutirão solidário, por exemplo, o objetivo é separar roupas e calçados para doar a quem precisa; no mutirão digital, é eliminar informações desnecessárias dos dispositivos, como fotos duplicadas, aplicativos sem uso, e-mails e arquivos inúteis; já a limpeza mental propõe a troca de pensamentos e hábitos infrutíferos por um comportamento mais produtivo. É importante lembrar que os objetos a serem doados devem estar limpos.

Ações em Trancoso

Em Trancoso, as atividades envolvem revitalização de hortas comunitárias e composteiras, pintura de lixeiras seletivas e instalação nas praias e estacionamentos, criação de espaços para os diferentes tipos de lixo, reciclagem de lixeiras e transformação em floreiras, instalação e pintura de lixeiras na rodoviária, delegacia, ruas e campo de futebol, pintura e instalação de placas educativas; limpeza de praias e até a instalação de uma ecobarreira no Rio Trancoso.

A coordenação de todo este trabalho está sendo feita pelo empresário Cali Ferreira, da Recicla Sul da Bahia. A empresa viabiliza projetos sustentáveis como a ecobarreira, que é um projeto piloto. "Ela trava todo lixo que desceria até a praia. Tem oito metros e é feita com galões de leite ou de combustível, de 30 a 40 litros. Será instalada por voluntários, próximo à ponte do Quadrado até a Praia dos Nativos”, afirma Cali. O empresário diz que do material recolhido, o vidro será destinado para a empresa Italuiza em Trancoso, que transforma o material em bloco pré-moldado para casas populares. O plástico, metal e papel seguem para a Ecolife Reciclagem.

Chance de recomeço

Segundo a advogada Lisianne Gama, voluntária, presidente do Plogging Porto, a participação é um convite a um novo começo. “Quem sempre misturou o lixo seco com o orgânico poderá rever este hábito e modificá-lo”. Também será uma oportunidade para fazer uma compostagem simples com o lixo orgânico, aprender sobre reaproveitamento de alimentos e revitalização de espaços, com pequenas hortas domésticas.

Os participantes devem acessar o site: www.diamundialdalimpeza.com.br e se inscrever como voluntário ou como líder. No Dia Mundial da Limpeza, cada um deverá tirar fotos da ação e marcar nas hastags do movimento.

Comentários   

# Seu lixo é um luxoCleidiney 16-09-2020 23:53
"Vamos todos compartilharem esse trabalho!"
Responder | Responder com citação | Citar