Coral Vivo orienta estudantes em projeto de classificação de lixo marinho

 

Estudantes de quatro escolas da Costa do Descobrimento estão classificando o lixo marinho de praias próximas aos prédios escolares. A metodologia foi estruturada pelo Projeto Coral Vivo e o trabalho é realizado no período letivo. Três dessas escolas participam desde 2018 e acabam de receber os principais resultados do Projeto Combate ao Lixo Marinho, com dados de um ano.

O Colégio Estadual Doutor Antônio Ricaldi, de Porto Seguro, o Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa e o Colégio Indígena Coroa Vermelha, de Santa Cruz Cabrália e o Colégio Antônio Carlos Magalhães (ACM), de Arraial d’Ajuda, e que entrou em 2019, participam do projeto. Recolheram nesse período 16.508 itens, sendo 250 quilos de resíduos sólidos. O projeto é baseado em ciência cidadã e será concluído em 2020.

“A entrega dos resultados com um ano de coletas dos resíduos sólidos é um momento de reconhecimento pela importante parceria desses colégios estaduais da Costa do Descobrimento com a Rede de Educação do Projeto Coral Vivo”, avalia a bióloga Teresa Gouveia, coordenadora de Educação e Políticas Públicas do Projeto Coral Vivo. As escolas receberam a equipe do Coral Vivo para a apresentação oral dos resultados e um registro em banner com gráficos e fotografias dos estudantes realizando o trabalho. São registros de aprendizagem vinculada à prática científica, ao tempo que sensibiliza em relação aos danos socioambientais decorrentes do lixo.

O grupo do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha realizou as coletas na Praia do Macuco. No período, coletou 41kg de resíduos sólidos em um total de 5.855 itens, sendo 67,2% de plástico, 17,7% classificados como diversos, 4,4% de material de metal, 3,1% de papel e 2,5% dos itens foram bitucas. Também de Santa Cruz Cabrália, os alunos do Colégio Estadual Terezinha Scaramussa realizaram as coletas do projeto pedagógico na Praia de Arakakaí.

Durante um ano, coletaram 3.746 itens, pesando no total 14kg. Foram 63,4% de itens de plástico, 15,6% de bitucas, 8,5% de material de metal e 8,1% de papel. O grupo do Colégio Estadual Antônio Ricaldi, de Porto Seguro, coletou na Praia Pitangueiras 195kg de resíduos sólidos. Foram 6.907 itens, sendo 68,9% de plástico, 7,6% de vidro, 6,8% de papel e 5,8% de bitucas. Os itens coletados foram lavados, passaram por triagem, classificação e registro como: bituca, diversos, madeira, metal, papel, plástico, vidro e têxtil.

Estratégia pedagógica

A estratégia pedagógica segue os Dez Princípios da Ciência Cidadã desenvolvidos pela Associação Europeia de Ciência Cidadã. Entre eles: envolver ativamente os cidadãos nas atividades científicas gerando novo conhecimento e compreensão; e produzir genuínos resultados científicos, como colocar em prática ações de conservação e usar em decisões de gestão ou políticas ambientais.

Na praia, os estudantes demarcam 100m² e recolhem os resíduos volumosos que têm 10 centímetros ou mais. E também peneiram 1m² de areia da praia em três pontos aleatórios para coletar os resíduos que estão enterrados. Do Coral Vivo recebem treinamento e acompanhamento, além de materiais como: fichas de campo e de categorização dos resíduos, luvas, sacos, fitas métricas, pranchetas e peneiras. Após os dados anotados, a maioria do material é encaminhada para a reciclagem.