Marinha emite alerta de mau tempo

A Capitania dos Portos da Bahia emitiu nota à imprensa no dia 07/15/19 informando sobre a passagem de um sistema frontal que poderá provocar ventos intensos, de direção Sul a Sudeste com até 61 km/h e rajadas, entre o litoral do Espírito Santo e o Litoral Sul da Bahia.

O sistema frontal é o encontro de massas de ar com propriedades distintas, que pode ser formado por uma frente fria, uma frente quente e um centro de baixa pressão em superfície, denominado ciclone. A previsão foi para ocorrência entre a madrugada do dia 08 e a madrugada do dia 09/05/19.

A área envolve Cabo Frio-RJ a Caravelas-BA a leste da longitude 048°W. Estão em vigor avisos de vento forte, de força 7 com rajadas, e mar grosso, com ondas de até 3.5 metros de altura, à 100 milhas náuticas da costa (cerca de 186 km). O alerta é válido até dia às 21h do dia 9.

Autoridade Marítima também recomenda que os praticantes de esportes náuticos em geral, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não naveguem em águas abertas, que as agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.

Canais de comunicação com a Marinha

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-demau-tempo e adicionalmente podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico. E também no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS.

A Marinha informa que permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação, na área marítima sob a responsabilidade do Comando do 2º Distrito Naval em Salvador (Com2ºDN), poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo informados. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) Leste, operado pelo Com2ºDN.

Contatos:

Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777

Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050

Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100

Salvamar Leste (emergências marítimas): 185


Fonte: Ascom Capitania dos Portos da Bahia