Pescadores indígenas participam de curso de beneficiamento de pescado

A Associação de Pescadores Indígenas Pataxó foi o local escolhido para a realização do curso de Beneficiamento e Reaproveitamento de Pescado que aconteceu de 28 a 31/03, em Santa cruz Cabrália. No encerramento, os produtos foram degustados e vendidos na Feira Cultural na Praça da Tartaruga, Praia Arakakaí.

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura - Superintendência de Pesca, com objetivo de agregar valor ao produto e criar conscientização pela preservação do meio ambiente.  Os participantes aprenderam como retirar, das vísceras e espinhas, óleo e matéria - prima para ração, além da fabricação de linguiça, bolinhos, almôndegas, espetinho, caldo concentrado feito da cabeça do peixe, hambúrguer, conservas e outros alimentos.

"Essa ação foi totalmente pautada na sustentabilidade, agregando valor ao pescado e gerando possibilidade de emprego e incremento de renda", disse a Superintendente de Pesca conhecida como Lora. "Aprendi a cuidar bem mais do meio ambiente. Percebi que, por meio do reaproveitamento, do que antes virava lixo, como as espinhas do peixe por exemplo, nós podemos transformá-las em ração para alimentação animal. O caldo concentrado da cabeça do peixe, quem sabe, junto com o município, poderemos implantá-lo nas escolas", disse Lucena Maria, presidente da Unidade de Beneficiamento de Pescada, em Coroa Vermelha.


Fonte: Ascom PMSC