Atleta de Porto Seguro se classifica para o Mundial de Natação

O nome dele é Marcus Carmo, é soteropolitano, tem 14 anos e mora no Taperapuan, em Porto Seguro. E é com ele e mais 3 outros atletas da natação baiana, que o Estado  - e o Brasil – foram selecionados para representar a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Junior na Categoria 14-15 anos, no Fina World Junior Ows Championships 2022, em setembro, em Ilhas Scheylleys, na África.  

Marcus conta que iniciou no esporte em março de 2019, quando 11 anos, apoiado pelo pai, que sempre disse que ‘levava jeito’, opinião compartilhada também pelos professores. “Comecei na natação recreativa e em 2015 me mudei para Porto Seguro, 3 dias antes do Réveillon. Com a mudança, fiquei um tempo sem nadar”, explicou.

Em 2019, em uma consulta de rotina, o garoto descobriu que estava em situação de pré-diabetes. Por conta disso, mudou a rotina de vida, a alimentação e entrou na natação no colégio Mater, com o professor Lucas Oliveira.

“Fazia duas aulas por semana, mas em menos de um mês , o professor Lucas me perguntou se queria participar de treinos e que eu ‘tinha jeito’. Aceitei na hora!”, revelou o atleta.

Competição

Com 3 meses de treinamento, Marcus já participava de sua primeira competição, e de muitas outras mais. “No início de dezembro de 2019, ganhei minha primeira medalha em uma maratona aquática em Salvador. No final do mesmo mês, no Nordeste foram mais 2. Já na Pandemia em 2020, só treinava. Mas em 2021, fui campeão baiano do Circuito Águas Abertas, em minha categoria”, relatou.

Mas o maior feito até agora foi o deste domingo, dia 26 de junho, em Fortaleza, com a classificação na 4º etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, cuja pontuação abria as portas para Fina World Junior Ows Championships 2022, além da Copa Pacífico, em Salinas, no Equador, a ser realizada em agosto desse ano.

“Na disputa estavam 28 atletas de todo o Brasil para 2 vagas na categoria, em uma prova de 5 km. Além de mim, mais 3 atletas baianos disputam o mundial, em categorias distintas. No total, 12 atletas das categorias Juvenil, Junior I e II, sendo 4 da Bahia - e restante do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Roraima - tiveram classificação, em provas de 5km 7,5km e 10km”, salientou, lembrando que antes das competições internacionais ainda participa do Troféu Milton Medeiros, pela seleção baiana, uma competição Norte Nordeste em piscina, que acontecerá no final de julho.

Alegria e Emoção

Perguntado sobre o que é ser um representante brasileiro na modalidade, Marcus relata que é difícil de descrever. “É uma alegria imensa, misturada com emoção. É preciso ter muita força de vontade e comprometimento. Eu treino todos os dias, menos no domingo. Essa é a minha receita para chegar lá”, completou.

O Professor e Técnico de Natação, Lucas Cerqueira de Oliveira, responsável pelo treinamento de Marcus, ressaltou que muitas adversidades estiveram no caminho até a vitória, porém resiliência, foco, fé, muito amor envolvido fizeram diferença.

“Nem tudo são flores e chegamos a acreditar que não seria possível. Durante o caminho muita coisa aconteceu. Somos do sul da Bahia; estrutura não favorável, e conscientes das condições que enfrentamos. Mas juntamos amor e determinação, e fizemos do céu o limite. Estou convicto que podemos chegar aonde quisermos. Marcus o mundo é seu! Desfrute deste momento e eu estarei aqui. Dando o suporte necessário. Mas não esqueça é só o começo, pés no chão, humildade, disciplina, gratidão. Essa é a fórmula”, finalizou.


 Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Segundo ANP, Bahia é o 1º no ranking do preço da gasolina

Forró do Ceame reúne para alunos com deficiência em grande festa

Aniversário de Porto Seguro terá Desfile Cívico

Campanha do Agasalho da PM segue até 30 de julho

Homem acusado de roubo a hotéis é preso em Porto Seguro