Porto Seguro tem jovens campeões mundiais de beach tennis

Entre os dias 20 e 24 de abril foi realizado o maior torneio de Beach Tennis do Mundo, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. O Follow the Beach Copacabana reuniu mais de 6 mil atletas, e teve premiações que somaram US$55 mil no total. O evento que faz parte do Circuito Brazil Beach Tennis Tour teve a presença de dois atletas, que se tornaram campeões mundiais das categorias sub 14 e sub 12, representando Porto Seguro, mais precisamente o distrito de Arraial d’Ajuda. Além deles, mais três outros jogadores de Arraial d’Ajuda disputaram o campeonato.

Nascidos em Ravena, cidade italiana onde o Beach Tennis foi criado, os irmãos Valentino e Leonardo Zanigni, de 13 anos e 12 anos, iniciaram seus primeiros passos nesse esporte, nas quadras de areia de Arraial. E trouxeram as medalhas de campeões para a Terra-Mãe.

Resultado

Treinador de Beach Tennis e pai de Leo e Valentino, Daniele Zanigni, está com a família há sete anos no Brasil. Ele explica que a vitória é resultado de treino, persistência e amor ao esporte. “Hoje os meninos são semi-profissionais e tem patrocínio da Heroes e como campeões mundiais se abre um novo cenário e as portas do mundo todo. Hoje comemoramos a vitória dos meus filhos. Amanhã vamos comemorar outros atletas, pois este projeto em Arraial d’Ajuda tem gerado bons frutos”, salienta.

Mãe de Valentino e Leo, Cristina Zanigni acompanhou os jogadores no Torneio e explicou que o Follow Rio é um campeonato bem importante e é a primeira vez que participam de um torneio tão grande. “O próximo será em 11 de maio na Itália, onde eles disputarão juntos na categoria Sub-14 Masculina EC. No Brasil, o próximo será em maio aqui em Porto Seguro”, conta.

Participação

Valentino, que treina há 3 anos a modalidade explica que foi muito bom participar do Follow Rio e conhecer vários profissionais. “Foi muito bom ganhar a Sub-14 em um torneio tão grande e ver o Beach Tennis crescendo, conhecer os número 1 do Brasil e do Mundo. É sempre bom ganhar, tínhamos a possibilidade de vencer e corremos atrás”, ressaltou.

Leonardo treina Beach Tennis há 2 anos e fala que foi muito legal a experiência de participar de um torneio tão grande e conhecer profissionais da modalidade. “Ganhei o Sub-12, mas no próximo torneio jogo em dupla com meu irmão na categoria Sub-14. Para este próximo torneio esperamos ganhar também. Depois desse será em Porto Seguro, mas ainda dependemos do patrocinador para saber quem será meu parceiro”, completou.

Interação

A diferença do Beach Tennis para outros esportes, como explica o praticante do esporte Delfim Rone Afonso é a interação entre idades. “O esporte permite que em uma mesma quadra joguem pessoas mais velhas e crianças. Ele trabalha a mente e o físico e une pessoas. Agora estamos reivindicando espaço para a construção de mais quadras para atender a demanda que é crescente nesse esporte”, revela.

O Beach Tennis em Arraial já tem uma história de 6 anos, com torneios mensais realizados no espaço, que possui hoje duas quadras, mas que sente a necessidade de ter um total de 6. “O Brasil é o maior mercado de Beach Tennis do mundo e deixou a Itália em segundo lugar. Isso se deve ao clima, pois na Itália não há como praticar o esporte no inverno, como aqui. Outro motivo da popularização é a facilidade de acesso e aprendizado, já que é preciso apenas 4 raquetes, bolinhas e uma quadra de areia com rede. Penso que este esporte foi feito para brasileiros, por ser alegre, divertido, ter interação e que combina com o clima tropical do Brasil. Também por não ser um esporte de contato, a pandemia também ajudou a popularizar o Beach Tennis”, comenta Daniele.

O local de treinamento em Arraial d’Ajuda é mantido pela comunidade e atende não apenas os campeões mundiais, mas cerca de 50 praticantes e atletas amadores e, porque não dizer também, pessoas de todas as idades que encontraram neste esporte, lazer e diversão, além das areias da praia. Atualmente, 5 professores se revezam para ensinar a modalidade.


Fotos: Débora do Carmo 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sub 11: Escolinha de Porto Seguro é destaque em Salvador

Copa Brasil de Águas Abertas tem etapa em Porto Seguro

Super PraiaMed lota o Arraial d’Ajuda no feriado

Ave extremamente rara é fotografada em Belmonte

Bailarina baiana é selecionada para participar da ópera Aída