Campeonato de Pesca Amadora é realizado em Porto Seguro e Cabrália

 

Entre os dias 11 e 12 de março, Cabrália e Porto Seguro, respectivamente, receberam a 20ª edição do Campeonato Baiano de Pesca Subaquática – uma das maiores competições de pesca amadora do País. Com etapas que duraram cerca de sete horas, o evento foi realizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Associação Baiana de Apneia e Pesca Subaquática em Defesa do Meio Ambiente – ABAPS. O evento também contou com o apoio e fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Segundo o presidente da ABAPS, Ivan Brito, essa parceria entre Poder Público e Instituição Civil pelo fomento do esporte amador é algo pelo qual se deve comemorar. “Isso só nos mostra o quão comprometida é a Prefeitura de Porto Seguro em prover importantes ferramentas de inclusão social e educacional, contribuindo significativamente na formação de jovens, futuros defensores do Meio Ambiente e da qualidade de vida por meio de práticas esportivas saudáveis”, destacou.

Simultâneo

Além do campeonato baiano, foi realizado o 2º Troféu Costa do Descobrimento, que utilizou a mesma estrutura e apoio e que tem como meta estar no calendário Nacional da Pesca Sub, atraindo atletas de todo o país. De acordo com o Secretário do Meio Ambiente e Causa Animal, Jânio Júnior, a partir de agora, o Troféu Costa do Descobrimento passa a fazer parte do calendário de eventos da cidade.

Nesta edição, o grande campeão foi o portossegurense, Denisson Matos, que levou os dois títulos - o baiano e o local – e que desbancou, inclusive o atleta da equipe brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial de Pesca Sub, Gabriel Santana. Além dos títulos, Denisson ainda abocanhou o troféu de Maior Peixe de Fundo, o título de tricampeão baiano em duplas, em uma parceria com Gilmar Garcia – vencedor 2022 do troféu de Maior Peixe de Passagem.

 A Categoria

A pesca subaquática é praticada sem o auxílio de equipamentos de respiração autônoma, como o cilindro de oxigênio e depende somente da capacidade pulmonar do pescador, que com um só fôlego tem a oportunidade de mergulhar e selecionar o peixe a ser capturado, escolhendo entre espécie e tamanho.

De acordo com Denisson Matos, o campeão da edição 2022, este é um dos motivos de a pesca sub ser considerada mais seletiva, amiga e parceira do Meio Ambiente. “Isso porque, antes da captura do peixe, se pode identificar se aquela espécie é ou não ameaçada de extinção ou protegida por lei, bem como se está dentro do tamanho e peso limite permitido.  Por isso, a importância do apoio e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente do município”, informou.


Com informações da Secom Porto Seguro Foto: Divulgação  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Unidades escolares terão atendimento psicológico a alunos e servidores

Fim de semana tem Passarela Cultural

Jogos Indígenas serão destaque no Porto Seguro Praia Resort

1ª votação: Câmara aprova reajuste de passagem e salário de servidores

Feira de Holambra segue até 3 de abril em Arraial d’Ajuda