Tudo pronto para a 30ª Corrida Rústica do Arraial d'Ajuda

A Corrida Rústica do Arraial d’Ajuda, que acontece sábado, 10/08/19, chega à sua 30ª edição consolidando-se como a principal prova de rua da Costa do Descobrimento. Desde 1990 reúne esporte e fé, uma vez que foi criada para agregar um evento esportivo aos festejos de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira do distrito.

A largada será às 15h na travessia das Balsas, praia do Apaga Fogo, com chegada na praça Brigadeiro Eduardo Gomes. A retirada dos kits será no Centro do Arraial d'Ajuda, nos dias 8, 9 e 10/08. Como nos anos anteriores, os competidores devem levar um quilo de alimento não perecível.

A tradicional competição, carinhosamente apelidada de a “mais charmosa da Bahia”, terá disputas de 10 Km, 5 Km, masculino e feminino, por faixa etária; e para cadeirantes. Mais de 1.000 corredores já estão inscritos. Os três primeiros colocados na categoria “Atleta da Cidade” nos 10 Km receberão troféu e premiação em dinheiro de incentivo ao esporte.

Para o coordenador Antônio Vidal, da Vida Sport, esta edição "é muito marcante para todos, pois nos traz reflexão sobre toda a história da Corrida Rústica até agora, com seus desafios para se chegar aonde se chegou", frisa, ao falar da perseverança da equipe e o apoio da comunidade e dos parceiros.

De acordo com o Santuário de Nossa Senhora d´Ajuda, a igreja recebe cerca de 15 mil romeiros na chamada "Festa da Santa", realizada anualmente no período. No dia da corrida é celebrada também a Missa dos Atletas.

A Corrida Rústica do Arraial d'Ajuda conta com apoio do Programa Faz Atleta do Governo da Bahia; da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, além de chancela da FBA (Federação Baiana de Atletismo) e patrocínio de várias empresas locais. A organização é da Vida Sport. Mais informações no www.vidasport.com.br.

 

Trânsito interditado

No sábado, 10/08/19, entre as 14h e 17h, o tráfego de veículos está proibido na Estrada da Balsa até o Auto Posto Torrres; e, no Centro, nas ruas nas Manoel Crescêncio Silveira (rua do Campo), Praça São Brás, Broadway, Travessa São Benedito, Rua Santa Rita e Praça da Igreja.

Programação

- 08/08 (quinta-feira) - 16h: abertura oficial, início da entrega dos kits aos atletas e orientações técnicas - Morocha Club

- 09/08 (sexta-feira) - 10h: início das atividades físicas e ações lúdicas com corridinha para crianças entre 5 e 12 anos; aula introdutória de yoga; palestra sobre o programa Faz Atleta; exposição da história da Corrida Rústica de Arraial; entrevista coletiva, seguindo até 19h30 com entrega de kits - Morocha Club

- 10/10 (sábado) - de 8h às 9h30: retirada de kits - Morocha Club

                         - 13h30: início da concentração - Travessia das Balsas (praia do Apaga-Fogo)

                         - 14h15: largada para a prova dos cadeirantes

                         - 14h30: alongamento e aquecimento

                         - 15h: largada da corrida

                        - 16h: entrega da premiação - Praça da Igreja, posteriormente acontecerá a coletiva de imprensa com atletas e missa de celebração, culminando com o início dos festejos de Nossa Senhora d'Ajuda, padroeira do distrito.