Cortes de verbas federais afeta funcionamento da UFSB

O Governo Federal tem realizado cortes nas verbas da Educação em todo o país, o que tem afetado as universidades como um todo. Em 2019, quando teve início a Pandemia de Covid-19, o setor teve que se moldar à nova realidade investindo em tecnologia para atender os discentes, de forma online e que não deixaram de estudar.

Inclusive esta diminuição de verbas tem afetado as universidades mais novas, como é o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que viu encolher, somente este ano, 3,6 milhões no orçamento que é aporte para obras, reformas e itens para o funcionamento do local, bolsas de estudo de apoio à pesquisa.

Segundo a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz, o valor de repasse do Governo em 2022 é menor do que o realizado em 2019. “No entanto, estamos iniciando o ano letivo com mais alunos e com a necessidade de adequação de espaços e manutenção de equipamentos dos laboratórios, pois muitos desses ficaram parados, principalmente neste momento de retorno presencial”, declarou.

Pessoal

Há ainda outro porém, já que a Universidade tem falta de mão de obra. “A demanda nos três campi da UFSB é maior, já que este retorno vai receber 5,5 mil alunos. Precisaremos ampliar o número de servidores terceirizados para os serviços gerais, de limpeza e manutenção, para garantir a segurança sanitária de alunos e corpo docente. Com a universidade parada, fizemos um corte desses profissionais e ficamos com um mínimo de pessoal”, ressaltou.


Na semana passada, a reitora esteve em Brasília, no Congresso Nacional em Defesa das Universidades, onde pleitearam ao Governo Federal, junto ao MEC, que o aporte orçamentário da Educação seja equiparado ao previsto para 2019.  “Queremos ter um mínimo para ter capacidade de atender as demandas dos estudantes, que são perfeitamente justas e legítimas e de forma plena”, finaliza.


 Foto: Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Entidades assistenciais de Arraial d’Ajuda participam da Festa Junina do Gonguê

Arraial Eco Parque é reinaugurado em grande estilo

Recife Digital é a nova proposta do Coral Vivo para conhecer o fundo do mar

FNSL abre vestibular e concurso para bolsa de estudo

Engenharia de Pesca: saiba mais sobre essa profissão