Engenharia de Pesca: saiba mais sobre essa profissão

A definição sobre qual profissão seguir é uma decisão muito importante a ser tomada. Além disso, pessoas de todo o país buscam informações e conteúdos sobre educação e possíveis áreas para trilhar sua jornada profissional. Pensando nisso, a Quero Bolsa, em parceria com o Jornal do Sol, veicula informações sobre cursos e profissões que você poderá iniciar.

Na edição de hoje, o curso escolhido foi Engenharia de Pesca, cujos profissionais possuem habilidade para cultivar, capturar, criar e industrializar organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, moluscos e algas. O tipo de formação para o curso de Engenharia de Pesca é: bacharelado.

Curso

O curso de Engenharia de Pesca é um bacharelado com duração média de cinco anos (10 semestres) aos estudantes. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso possui três eixos de formação: Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Profissionais e Conhecimentos Essenciais Específicos.

Após a conclusão acadêmica, o profissional estará apto ao trabalho com o planejamento, coordenação e execução de atividades pesqueiras e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais. O profissional poderá fiscalizar as atividades mencionadas e promover a extensão rural, orientar produtores e elaborar documentação técnica e científica.

Além disso, o engenheiro de pesca estará apto para a prestação de assistência e consultoria técnica. Desta forma, este profissional possui habilitação para diagnosticar e monitorar atividades pesqueiras, além de orientar pescadores e aquicultores.


Texto e foto: João Vitor Marcondes - colaborador

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Cantora de Porto Seguro é selecionada para reality da Band

Acompanhe a programação completa do São João de Porto Seguro

Meio Ambiente: Veracel divulga vídeos socioeducativos

Sistema Alerta Celular completa um ano com mais de 30 mil aparelhos cadastrados

Sebrae realiza palestra Conexões Náuticas