Programa Mais estudo abre 52 mil vagas de monitoria

 

Na quarta-feira, dia 11, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), lançou o Edital n° 11/2022, do Programa Mais Estudo, que vai ofertar 52 mil vagas para que estudantes possam dar monitoria em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica aos colegas. A monitoria dá direito a uma bolsa de R$ 100 mensais, durante os seis meses da vigência do programa, para atuação no turno oposto ao qual está matriculado. O Estado destinou recursos próprios na ordem de R$ 31,2 milhões.

Além do apoio ao atpendizado, o objetvo do programa é estimular a participação do estudante no processo educacional; despertar o desejo pela prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica; criar condições para o exercício solidário e parceiro, por meio da interação com os colegas da escola; contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, considerando a efetividade do diálogo entre os pares; e favorecer a cooperação entre docentes e estudantes, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem.

Cadastro

Para participar da seleção para a monitoria é necessário, primeiramente que as unidades escolares interessadas em participar do programa atualizaem os dados de cadastro no Sistema de Gestão do Mais Estudo, acessando aqui.

É a própria escola quem seleciona os alunos para o programa e deve ser realizado entre 16 e 27 de maio.

Para concorrer, o aluno deve estar regularmente matriculado no ano de 2022; possuir cadastro de Pessoal Física (CPF) devidamente regularizado; e ter obtido aproveitamento para a matéria que realizará a monitoria, com média igual ou superior a oito, no ano anterior. Nas unidades escolares em que não haja alunos com nota média igual ou maior que 8,0 em número suficiente ao preenchimento das vagas disponibilizadas serão considerados elegíveis aqueles com nota média igual ou maior que 7,0.

Acompanhamento

O projeto também terá acompanhamento de professores supervisores, que validarão mensalmente os relatórios enviados pelos monitores no Sistema do Programa Mais Estudo, a partir do acompanhamento mensal. Uma das novidades do programa para este ano é que o monitor poderá participar da ação experimental 'Sua falta, faz falta!'. A iniciativa é voltada para o engajamento dos monitores no enfrentamento das ausências dos colegas monitorados.


Com informação da Ascom Gov BA Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Entrega de documentação do Partiu Estágio finaliza dia 25 de maio

Professores poderão concorrer à Pós-Graduação gratuita em Porto Seguro

Câmara tem Sessão Especial com debate e lançamento de livros

Curso de Turismo Ecológico é lançado pelo Ministério do Meio Ambiente

Enem tem inscrição a partir desta terça-feira, dia 10