Enem tem inscrição a partir desta terça-feira, dia 10

A partir desta terça-feira, dia 10 de maio, estão abertas as inscrições para a versão impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição é feita pela na pagina do INEP, acessando aqui.

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85. É o quarto ano consecutivo sem reajuste no valor. O período para efetuar o pagamento encerra em 27 de maio. Pela primeira vez, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de Pix e cartão de crédito, além de boleto bancário, que pode ser gerado no site e pago nas diversas instituições bancárias, inclusive aplicativos bancários, casas lotéricas e agências dos Correios. As provas acontecem em dois dias: 13 e 20 de novembro.

Outra novidade é a inclusão dos documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Exame

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior já estão disponíveis no site. É necessário ficar atento, pois a aprovação dos pedidos de isenção não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante.

Para solicitar atendimento especializado também é realizado por meio da Página do Participante entre 10 e 21 de maio e o resultado dos pedidos será publicado no dia 7 de junho, mesma data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso, que segue até 12 de junho. O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.

Digital

Ainda serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar a opção. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não será possível fazer a prova em computador particular.

Participantes

Podem participar do Enem, todos os concluintes ou que estão concluindo este ano o Ensino Médio. Há também a possibilidade de participar como treineiros (aqueles que ainda não terminaram a etapa. Neste caso, os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Além dos recursos de acessibilidade, o Inep ainda garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Prova

A prova consiste em 180 questões objetivas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, além da redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

O exame tem 5h30 de duração e a abertura dos portões dos locais de provas ocorre às 12h, e o fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.


 Foto: Divulgação  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Curso de Turismo Ecológico é lançado pelo Ministério do Meio Ambiente

Fake News: Eleições já movimentam mensagens falsas

Forró dos 40 volta com tudo em junho

São João se Encontra com o Pedrão é lançado em Eunápolis

Há vagas: WAM contrata em Porto Seguro